Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Rússia procura jornalista que invadiu emissão da TV estatal

A Rússia anunciou hoje que está à procura da jornalista Marina Ovsyannikova, conhecida por ter aparecido na televisão com um cartaz contra a ofensiva russa na Ucrânia, alegando que esta violou os termos da prisão domiciliária e será detida.

Rússia procura jornalista que invadiu emissão da TV estatal
Notícias ao Minuto

16:04 - 03/10/22 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

O nome de Ovsyannikova foi inserido no banco de dados de pessoas procuradas, de acordo com o 'site' do Ministério do Interior russo.

Marina Ovsyannikova tornou-se um símbolo do movimento antiguerra na Rússia quando em março passado apareceu num telejornal do canal pró-Kremlin em que trabalhava com um cartaz que denunciava a ofensiva na Ucrânia, iniciada em fevereiro, e a "propaganda" da imprensa controlada pelo Governo.

A jornalista emigrou para a Alemanha depois de protestar contra a decisão da Presidência russa (Kremlin) de lançar a chamada "operação militar especial" na Ucrânia, mas depois voltou para a Rússia, onde continuou a manifestar-se contra o conflito.

Depois de participar num piquete de protesto em meados de julho contra a invasão da Ucrânia, Marina Ovsyannikova foi acusada de divulgar informações falsas sobre o Exército russo, pelo que pode ser condenada a cumprir uma pena de até 10 anos de prisão.

Em agosto passado, um tribunal de Moscovo decretou a prisão domiciliária da jornalista, até 09 de outubro, mas, no sábado, o seu ex-marido, Igor Ovsianikov, informou que Marina tinha fugido e que tinha levado a filha.

Leia Também: Prisão domiciliária para a jornalista russa que se manifestou em direto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório