Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Rússia ataca cidade natal de Zelensky, reporta a AP

A informação foi avançada por Valentyn Reznichenko, governador de Dnipropetrovsk.

Rússia ataca cidade natal de Zelensky, reporta a AP
Notícias ao Minuto

16:40 - 02/10/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

A Associated Press (AP) está a reportar que um "drone suicida" russo terá atingido a cidade de Kryvyi Rih, no sul da Ucrânia, onde cresceu o presidente do país, Volodymyr Zelensky. O ataque terá ocorrido ao início deste domingo.

A informação foi avançada por Valentyn Reznichenko, governador de Dnipropetrovsk, que adiantou que a investida terá destruído partes de uma escola local.

De acordo com a mesma fonte, o ataque terá ainda provocado um incêndio, entretanto apagado pelas equipas de emergências.

Como explica a Sky News, a Rússia tem vindo a recorrer, ao longo das últimas semanas, a drones suicidas de fabrico iraniano para atacar alvos na Ucrânia. Em causa estão os drones Shahed-136 não tripulados, também conhecidos como 'drones kamikaze', que voam a baixa altitude.

O ataque surge numa altura em que as tropas de Kyiv têm levado a cabo uma contraofensiva no leste do país, tendo já, recentemente, reconquistado a cidade oriental de Lyman, na região de Donetsk, - onde se efetivou uma retirada dos militares de Moscovo.

De acordo com a Sky News, que cita as autoridades locais, a cidade de Zaporíjia (Zaporizhzhia) foi também atingida por ataques russos este domingo.

Por sua vez, a Ucrânia alegou ter efetuado, também hoje, um ataque a um depósito de munições russo no sul do país, em Chernihiv, tendo ainda atingido outros postos de comando russos, depósitos de munições e duas baterias anti-aéreas S-300.

A guerra na Ucrânia foi desencadeada com a invasão do país pela Rússia, em 24 de fevereiro deste ano. Desconhece-se ao certo o número de baixas civis e militares, mas diversas fontes, incluindo a ONU, admitiram que deverão ser muito elevadas.

Leia Também: AO MINUTO: Fuga reparada no Nord Stream 1; "Lyman completamente livre"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório