Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Uma em cada oito espécies de aves ameaçada de extinção

Uma em cada oito espécies de aves do mundo está ameaçada de extinção e quase metade estão em declínio, revela o relatório Estado das Aves do Mundo 2022 divulgado hoje pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).

Uma em cada oito espécies de aves ameaçada de extinção
Notícias ao Minuto

13:43 - 30/09/22 por Lusa

Mundo Aves

Segundo o relatório, publicado pela BirdLife International de quatro em quatro anos, "muitas populações de aves estão gravemente reduzidas", sendo que apenas 6% das espécies de aves do mundo estão a aumentar.

Para a SPEA, os dados apresentados no relatório "pintam a imagem mais preocupante até agora do futuro das aves e de toda a vida na Terra".

"Embora os dados de tendências a longo prazo nas populações de aves sejam mais completos para a Europa e América do Norte, há cada vez mais evidências (provas) de que os declínios estão a decorrer por todo o globo, desde espécies de floresta e zonas húmidas no Japão até rapinas no Quénia", refere a SPEA em comunicado.

No que respeita a Portugal, a SPEA considera que a situação é "igualmente preocupante", citando dados relativos ao período 2007-2018 que indicam que há 53 espécies de aves em declínio, enquanto 38 estarão a aumentar e 32 estão estáveis.

"No entanto, para 63 espécies no nosso país não há informação sobre o estado das suas populações, e outras 52 têm tendência incerta -- uma situação preocupante que demonstra a necessidade de maior monitorização para serem recolhidos dados que permitam uma boa avaliação o estado das espécies", defende a SPEA, membro da BirdLife International.

O relatório, que resume o que as aves dizem sobre o estado da natureza, as pressões a que está sujeita, as soluções implementadas e as que são necessárias, conclui que "uma das mais importantes ações necessárias é a conservação, proteção e gestão efetiva dos locais mais críticos para as aves e a biodiversidade".

"Uma das ações que este relatório identifica como mais urgentes é proteger as áreas importantes para as aves e a biodiversidade -- áreas como o Estuário do Tejo, que é crucial para milhares de aves a nível internacional, e que está seriamente ameaçado pelo proposto aeroporto do Montijo", alerta no comunicado Hany Alonso, técnico da SPEA e coordenador de alguns dos censos de aves que fornecem dados para análises como este relatório.

Além de evidenciar "os dramáticos declínios de populações de aves no mundo", o documento aponta os fatores que levam a essas perdas como as alterações climáticas, que estão a ter "impactos devastadores nas aves do mundo", com 34% das espécies ameaçadas a estarem já a ser afetadas.

Outros fatores apontados são "a exploração madeireira e gestão florestal insustentáveis", com a perda de mais de sete milhões de hectares de floresta todos os anos a impactar metade de todas as espécies de aves ameaçadas, e o aumento da mecanização, o uso de agroquímicos e a conversão de prados e pastagens permanentes em áreas de cultivo que causou um declínio de 57% nas aves de ecossistemas agrícolas da Europa desde 1980.

"A expansão e intensificação agrícola é a maior ameaça às aves do mundo, afetando 73% de todas as espécies ameaçadas. Esta é também a maior ameaça às aves em Portugal, causando declínios acentuados de espécies como o sisão, a águia-caçadeira (ou tartaranhão-caçador) e os picanços", salienta a SPEA.

Para os autores do relatório, "é fundamental salvaguardar e proteger locais importantes para a natureza, restaurar ecossistemas danificados, e combater ameaças cruciais às aves e à biodiversidade".

A SPEA afirma que, "apesar do estado preocupante do mundo natural", as aves dão motivos de esperança e mostram que, com ações efetivas, "as espécies podem ser salvas e a natureza pode recuperar".

Desde 2013, 726 espécies de aves globalmente ameaçadas beneficiaram diretamente de ações dos parceiros BirdLife, realça o relatório.

Leia Também: Autora leva Portugal aos alemães através da literatura, comida e policiais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório