Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Senegal recebe embarcações através de programa de segurança na CEDEAO

Senegal vai receber duas embarcações semirrígidas e equipamento forenses e vai dispor de guarnições prontas para intervir no mar, no âmbito de um programa de segurança marítima na CEDEAO e no Golfo da Guiné, foi hoje anunciado.

Senegal recebe embarcações através de programa de segurança na CEDEAO
Notícias ao Minuto

23:52 - 29/09/22 por Lusa

Mundo Segurança Marítima

As guarnições terão a capacidade para "inspecionar e recolher provas de forma e eficaz e segura", de acordo com um comunicado.

O memorando de entendimento foi hoje assinado pelo presidente do Camões --- Instituto da Cooperação e da Língua, João Ribeiro Almeida, e pelo Chefe do Estado Maior da Marinha do Senegal, Contra-Almirante Oumar Wade.

O acordo "estabelece as responsabilidades dos parceiros na entrega e utilização destas embarcações e outros equipamentos, assim como na formação e reino guarnições".

O programa SWAIMS - Operational Response and Management of the Rule of Law at Sea conta com um orçamento total de 12 milhões de euros, financiados pela União Europeia (UE), e tem "como principal objetivo reforçar a resposta operacional da aplicação da lei e a gestão do Estado de Direito no mar, nos 12 países costeiros da CEDEAO [Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental]".

O SWAIMS "visa, essencialmente, responder à necessidade de as forças navais dos países costeiros da CEDEAO reunirem as condições necessárias para o destacamento de forças de imposição da lei capazes de intervir no mar, em tempo útil e de forma a reagir eficazmente a incidentes de crimes e ilícitos marítimos", é indicado.

O programa iniciou-se em 04 de setembro de 2022 e tem uma duração prevista de 45 meses.

Leia Também: Senegal. Presidente pondera amnistia contra antigos adversários políticos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório