Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

África do Sul interdita por 10 anos consultora britânica por corrupção

O Governo sul-africano baniu por 10 anos a consultora britânica Bain & Co, identificada pela comissão judicial "Zondo" de envolvimento na corrupção pública na África do Sul na presidência de Jacob Zuma, foi hoje anunciado.

África do Sul interdita por 10 anos consultora britânica por corrupção
Notícias ao Minuto

13:37 - 29/09/22 por Lusa

Mundo África do Sul

"A data efetiva da restrição é de 5 de setembro de 2022 a 4 de setembro de 2032 por envolvimento em práticas corruptas e fraudulentas relacionadas a um contrato com o SARS [Autoridade Tributaria sul-africana]", anunciou o Tesouro em comunicado citado hoje na imprensa local.

Segundo as autoridades sul-africanas, a restrição foi publicada na página de internet e no banco de dados de fornecedores restringidos pelo Tesouro sul-africano, sendo efetiva a partir deste mês.

Na lista de 122 empresas e entidades interditadas até hoje de prestarem serviços no setor público na África do Sul, e consultada pela Lusa, a empresa britânica é descrita como "envolvida em práticas corruptas e fraudulentas no concurso ao contrato do SARS".

A consultora, que foi contratada pelo Governo sul-africano para reformar inicialmente a Autoridade Tributária do país, está também interditada de se candidatar a contratos públicos no Reino Unido, segundo decisão do Governo britânico anunciada em agosto.

A investigação do juiz sul-africano Raymond Zondo concluiu que a Bain operou em "conluio" com Zuma, que ocupou a presidência entre 2009 e 2018.

Segundo a imprensa sul-africana, a multinacional britânica negou qualquer envolvimento na corrupção pública na África do Sul, afirmando que "devolveu" os honorários cobrados na consultoria prestada à SARS.

Leia Também: Reino Unido afasta consultora devido a corrupção na África do Sul

Recomendados para si

;
Campo obrigatório