Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

As imagens do destrutivo supertufão Noru nas Filipinas

Cinco homens de equipas de resgate já terão morrido e inúmeras regiões estão devastadas pelas cheias.

O supertufão Noru atingiu em força o arquipélago das Filipinas devastando cidades e causando evacuações em várias localidades do norte.

O tufão terá chegado no anoitecer de domingo e abrandou durante a noite. Apesar disso, na ilha, onde se encontra a capital, Manila, milhares de pessoas foram retiradas das suas casas para abrigos de emergência, algumas à força, segundo as autoridades.

De acordo com o que governador da província de Bulacan, Daniel Fernando, disse à rádio DZMM, cinco homens de equipas de resgate terão morrido afogados só naquela região.

Nesta localidade, os danos não escaparam à lente da Reuters, em especial no município de San Miguel, onde, como pode ver na galeria, várias ruas ficaram inundadas e pessoas em perigo a tentar fugir da água que as rodeia.

As aulas e os serviços públicos foram, entretanto, suspensos na capital e nas províncias vizinhas por precaução.

A Agência de Desastres Meteorológicos filipina colocou o fenómeno na categoria de "supertufão" depois de um período de "intensificação explosiva", com ventos sustentados até 195 quilómetros por hora e rajadas até 240 quilómetros por hora.

Este arquipélago fica no Anel de Fogo do Pacífico, região onde ocorrem muitas erupções vulcânicas e terramotos, tornando as Filipinas uma das nações do mundo mais propensas a desastres naturais. Cerca de 20 tempestades e tufões atingem, em média, o país a cada ano.

Recorde-se que em 2013, o tufão Haiyan, um dos mais fortes ciclones tropicais registados no mundo, causou mais de 7.300 pessoas mortas e desaparecidas no centro das Filipinas, obrigando ainda mais de cinco milhões de pessoas a abandonar as suas casas.

Veja na galeria as imagens deste supertufão Noru nas Filipinas.

Leia Também: Supertufão Noru causa a morte de cinco socorristas no norte das Filipinas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório