Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Canadá envia militares para ajudar a limpar devastação deixada pelo Fiona

Tempestade fez estragos um pouco por toda a costa atlântica do Canadá. Há estradas inacessíveis e milhares de pessoas ainda sem eletricidade.

Notícias ao Minuto

17:37 - 25/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Tempestade Fiona

Centenas de milhares de pessoas continuam sem energia no Canadá, este domingo, devido à passagem da tempestade Fiona, que varreu casas e destruiu telhados na costa atlântica do país. O governo já enviou tropas para ajudar na limpeza das ruas e avaliar a dimensão dos estragos.

A tempestade atingiu ontem a Nova Escócia, a província de Prince Edward Island e o Quebec com ventos e chuva fortes e ondas de grandes dimensões.

A ministra da Defesa, Anita Anand, anunciou que as tropas vão ajudar a remover árvores caídas em todo o leste do Canadá, restaurar as ligações de transportes e fazer "o que for necessário", mas não clarificou quantos militares serão mobilizados.

A passagem do furacão Fiona na zona do Caribe provocou a morte de 16 pessoas no arquipélago de Porto Rico e, embora não haja registo de mortes no Canadá, as autoridades tentam ainda localizar uma mulher na pequena cidade de Channel-Port aux Basques.

"Ela provavelmente foi levada pelo mar, mas não conseguimos confirmar isso", adiantou um porta-voz da polícia.

Na manhã deste domingo, mais de 300.000 casas continuavam sem eletricidade e as empresas de serviços públicos dizem que pode levar dias até que a mesma seja totalmente reposta.

Na ilha de Cape Breton, mais de 200 pessoas estão neste momento em abrigos temporários. Cerca de 70 estradas estão inacessíveis e a região está em estado de emergência. 

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, decidiu adiar a sua viagem ao Japão para o funeral do ex-primeiro-ministro assassinado, Shinzo Abe.

Leia Também: Canadá prepara-se para o furacão Fiona, que terá proporções "históricas"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório