Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Tempestade Fiona deixa mais de 500 mil casas sem eletricidade no Canadá

Mais de 500 mil lares estão hoje sem eletricidade na costa atlântica do Canadá devido à tempestade Fiona, que já provocou danos em casas e veículos e quedas de árvores, noticiam as agências internacionais.

Notícias ao Minuto

16:05 - 24/09/22 por Lusa

Mundo Canadá

Só na província da Nova Escócia, a empresa Nova Scotia Power tinha hoje cerca de 415 mil lares sem eletricidade -- cerca de 80% da província, segundo a Associated Press (AP).

Mais de 82 mil clientes na província de Prince Edward Island estavam também sem energia, enquanto a NB Power em New Brunswick registava mais de 44 mil lares sem eletricidade.

Os serviços meteorológicos canadianos têm multiplicado os seus alertas sobre esta tempestade, considerada "histórica" e que já semeou a morte e a destruição nas Caraíbas.

Fiona, que segundo a AP perdeu força e deixou de ser furacão, passando a ser considerado uma tempestade pós-tropical, atingiu terra na Nova Escócia na madrugada de hoje, após ter passado na sexta-feira pela Bermuda, onde as autoridades não registaram danos significativos.

Segundo o Centro Canadiano de Furacões, o Fiona tem a mais baixa pressão jamais registada numa tempestade no Canadá e os meteorologistas admitem que possa tornar-se uma das mais fortes tempestades a atingir o país.

A presidente da Câmara de Cape Breton declarou o estado de emergência local devido à falta generalizada de eletricidade, encerramentos de estradas e danos em casas.

"Houve casas que foram significativamente danificadas devido à queda de árvores, grandes e velhas árvores que caíram e provocaram danos significativos. Também há casas com os telhados completamente arrancados, janelas partidas. Há muitos destroços nas estradas", disse a autarca à AP.

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, decidiu adiar a sua viagem ao Japão para o funeral do ex-primeiro-ministro assassinado, Shinzo Abe.

"Claro que esperamos que não haja muitas necessidades, mas pensamos que provavelmente haverá", disse o governante, apelando: "Ouçam as instruções das autoridades locais e esperem as pelas próximas 24 horas".

Segundo a agência EFE, a tempestade deverá alcançar esta tarde a província de Quebec e a costa sudeste da península de Labrador.

Veja, na galeria acima, como o país se preparou para a chegada da tempestade.

Leia Também: Furacão Fiona ganha força e atinge categoria 4 antes de alcançar Bermuda

Recomendados para si

;
Campo obrigatório