Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Mahsa Amini. Vídeo mostra iranianas a queimarem hijabs na fogueira

Os protestos acontecem há cinco noites.

Notícias ao Minuto

08:42 - 21/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Mahsa Amini

A morte de Mahsa Amini, a jovem iraniana que morreu após ser detida pela polícia moral, continua a gerar uma onda de protestos no país e imagens continuam a ser partilhadas.

Depois de várias mulheres se terem manifestado nas redes socias partilhando vídeos nos quais se mostravam a cortar o cabelo e protestos terem começado até no funeral da jovem, de  anos demonstrações contra a atuação das autoridades mantêm-se.

Pela quinta noite consecutiva há imagens partilhadas nas redes sociais que demonstram o descontentamento pela situação das mulheres no país. "O que acontece no Irão é impressionante. Até onde é que estes protestos vão?", escreve uma jornalista da CNN, partilhando um vídeo de mulheres a queimar o hijab.

Veja acima as imagens.

Mahsa Amini morreu na sexta-feira depois de dois dias em coma. A jovem foi detida por esta polícia especial depois de não  utilizar o hijab da forma correta.

As autoridades do país classificaram o incidente como o "incidente infeliz".  Segundo a lei sharia do Irão, imposta após a revolução de 1979, as mulheres são obrigadas a cobrir os cabelos e usar roupas largas para disfarçar as suas curvas.

Leia Também: Irão. Polícia acusada de matar 4 em protesto pela morte de Mahsa Amini

Recomendados para si

;
Campo obrigatório