Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Comentários de Biden sobre Taiwan? "Grave violação" de compromissos

A China considerou hoje os comentários do Presidente norte-americano, Joe Biden, que assegurou que os Estados Unidos defenderiam Taiwan no caso de uma intervenção chinesa, uma "grave violação" dos compromissos diplomáticos assumidos por Washington.

Comentários de Biden sobre Taiwan? "Grave violação" de compromissos
Notícias ao Minuto

12:18 - 19/09/22 por Lusa

Mundo China

Questionado pelo canal norte-americano CBS se "os EUA defenderiam Taiwan no caso de uma invasão chinesa", Biden respondeu que "sim, se ocorrer um ataque sem precedentes".

As observações de Joe Biden constituem uma "grave violação do importante compromisso assumido pelos Estados Unidos, de não apoiar a independência de Taiwan", reagiu Mao Ning, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China.

"Isto envia um sinal errado [de apoio] às forças separatistas que fazem campanha pela independência de Taiwan", acrescentou Mao, em conferência de imprensa.

Por meio de três comunicados conjuntos assinados em 1972, 1979 e 1982, os Estados Unidos comprometeram-se a reconhecer o governo de Pequim como o único representante legítimo da China.

Washington cortou os laços diplomáticos com Taipé em 1979.

As declarações de Biden surgem após uma significativa reaproximação entre os Estados Unidos e Taiwan, numa altura em que as relações entre Pequim e Washington atravessam o pior período em várias décadas.

Na quarta-feira passada, o Comité para as Relações Externas do Senado dos Estados Unidos aprovou o projeto de Lei Taiwan Policy Act, que prevê uma ampliação do apoio militar norte-americano a Taiwan em 6,5 mil milhões de dólares, ao longo dos próximos cinco anos.

Na mesma semana, a China condenou a venda de armamento a Taiwan, feita pelos EUA, no valor de 1,1 mil milhões de dólares, e prometeu "contramedidas" para "defender a sua soberania e interesses de segurança".

No início de agosto, a visita a Taiwan da presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi também provocou a fúria de Pequim.

"Pedimos aos EUA que reconheçam plenamente a extrema importância e alta sensibilidade da questão de Taiwan (...) para que não prejudiquem ainda mais as relações China - EUA", disse Mao Ning.

China e Taiwan vivem como dois territórios autónomos desde 1949, altura em que o antigo governo nacionalista chinês se refugiou na ilha, após a derrota na guerra civil frente aos comunistas. Pequim considera Taiwan parte do seu território e ameaça a reunificação através da força, caso a ilha declare formalmente a independência.

Leia Também: Ucrânia. Joe Biden alerta Pequim sobre violação das sanções à Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório