Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Ambição da Ucrânia em aderir à NATO é "principal ameaça à Rússia"

Kremlin diz que vontade da Ucrânia "sublinha mais uma vez a relevância e a necessidade urgente" de assegurar a segurança da Rússia.

Ambição da Ucrânia em aderir à NATO é "principal ameaça à Rússia"
Notícias ao Minuto

21:45 - 14/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O Kremlin alertou, esta quarta-feira, que as ambições da Ucrânia em aderir à aliança transatlântica NATO representam uma “ameaça” à segurança da Rússia e justificou a necessidade de conduzir uma “operação militar especial” no país.

A posição de Moscovo surge após a Presidência da Ucrânia ter divulgado, na terça-feira, um conjunto de garantias de segurança, que incluía a “aspiração da Ucrânia de aderir à NATO e beneficiar dos seus acordos de defesa mútua”.

Esta quarta-feira, em conferência de imprensa, citada pela agência de notícias Reuters, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que a Rússia viu o documento de forma negativa e frisou que a ideia da Ucrânia constituía a “principal ameaça à Rússia”.

Numa conferência telefónica com repórteres, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a Rússia viu o documento de forma negativa, afirmando que a ideia de a Ucrânia aderir à NATO era "a principal ameaça à Rússia".

“Sublinha mais uma vez a relevância e a necessidade urgente de assegurar a nossa própria segurança e os nossos próprios interesses nacionais”, destacou.

Ainda ontem, o antigo presidente russo e atual vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, afirmou que as “garantias de segurança” pedidas pela Ucrânia aos países aliados para um possível cessar-fogo com a Rússia são “um prelúdio da Terceira Guerra Mundial”.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que 5.827 civis morreram e cerca de oito mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

Leia Também: "Estamos longe do fim da guerra", diz Guterres após conversa com Putin 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório