Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"Estamos longe do fim da guerra", diz Guterres após conversa com Putin 

“Um cessar-fogo não está à vista. Estaria a mentir se dissesse que isso iria acontecer”, sublinhou o secretário-geral da ONU.

"Estamos longe do fim da guerra", diz Guterres após conversa com Putin 
Notícias ao Minuto

20:00 - 14/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, considerou, esta quarta-feira, após uma conversa telefónica com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, que o fim do guerra não acontecerá num futuro próximo.

“Estamos longe do fim da guerra”, disse Guterres aos jornalistas, citado pela CNN Internacional. “Um cessar-fogo não está à vista. Estaria a mentir se dissesse que isso iria acontecer”.

Já segundo o Kremlin, na conversa, Putin destacou a cooperação “construtiva” com a Agência Internacional de Energia Atómica (AEIA), na sequência da visita à central nuclear de Zaporíjia, na Ucrânia.

Putin e Guterres discutiram também o acordo sobre a exportação de cereais ucranianos através do Mar Negro, além da exportação de alimentos e fertilizantes russos.

A conversa surge depois de, na semana passada, o secretário-geral da ONU ter pedido a que Rússia e a Ucrânia se comprometessem em travar atividades militares perto ou a partir da central nuclear de Zaporíjia e que garantissem um acordo por um perímetro desmilitarizado. Antes da missão da AEIA, a diplomacia russa apelara à “responsabilidade” da ONU para que “não interferisse”.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que 5.827 civis morreram e cerca de oito mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

Leia Também: Ucrânia alega ter encontrado "câmara de tortura" em Balakliia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório