Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Confinamento manteve chineses em casa durante sismo que já matou dezenas

Aqueles que fugiram dizem ter encontrado as saídas fechadas devido às restrições de Covid.

Notícias ao Minuto

10:30 - 06/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Imagens que circulam nas redes sociais mostram que alguns residentes na cidade chinesa de Chengdu, atingida pelo sismo, foram impedidos de fugir dos seus prédios devido ao confinamento imposto por causa da Covid-19.

O procedimento está a receber duras críticas. Segundo a BBC, foi dito a algumas pessoas de Chengdu para permanecerem no interior das suas casas, mesmo com um terramoto de 6,6 de magnitude, que já matou pelo menos 65 pessoas.

Aqueles que fugiram dizem ter encontrado as saídas fechadas devido às restrições de Covid.

Chengdu, lar de 21 milhões de pessoas, está atualmente sob rigorosas regras de confinamento. A China tem uma política de 'Covid zero', o que significa que os confinamento são rotineiramente impostos quando são detetados casos do vírus.

Em alguns casos, os edifícios de apartamentos onde pelo menos uma pessoa deu positivo para Covid foram designados "áreas seladas" - onde os residentes estão proibidos de pôr os pés fora das suas casas, quer estejam ou não infetados.

Vídeos partilhados mostram residentes que tentam sair de casa, encontrando ou portas fechadas, ou pessoas que os impedem de abandonar o local. 

Não há relatos que ligassem quaisquer fatalidades do terramoto às restrições, mas na rede social chinesa Weibo há quem questione se será mesmo verdade. 

Leia Também: Número de mortes em sismo no sudoeste da China sobe de 46 para 65

Recomendados para si

;
Campo obrigatório