Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Cazaquistão, vizinho da Rússia e do Donbass, suspende exportação de armas

A antiga república soviética tem-se mantido afastada da guerra e tem evitado enfurecer a Rússia, abstendo-se de condenações e sanções.

Cazaquistão, vizinho da Rússia e do Donbass, suspende exportação de armas
Notícias ao Minuto

17:15 - 27/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Cazaquistão

O governo do Cazaquistão anunciou, este sábado, uma suspensão de todas as exportações de armas e armamento durante um ano, uma decisão que acontece numa altura em que a guerra na Ucrânia se trava a poucas centenas de quilómetros da antiga república soviética 

O Cazaquistão, vizinho da Rússia e próximo da Donbass a oeste do país, tem evitado escolher um lado na guerra, abstendo-se de impor sanções económicas à Rússia e mantendo relações económicas com Kyiv.

No plano diplomático, o país - que foi a última república da antiga União Soviética a tornar-se independente, em 1991 - absteve-se na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas que aprovou um voto de condenação à invasão russa na Ucrânia.

Desde fevereiro que o Cazaquistão tem pedido uma resolução pacífica e diplomática para o conflito, sem no entanto referir quaisquer concessões por parte da Ucrânia.

No anúncio, citado pela agência Reuters, o governo não adiantou motivos para a tomada de decisão.

A indústria de armas do Cazaquistão produz principalmente veículos armados e de artilharia e vários tipos de munições, como granadas e torpedos. O governo não referiu se a suspensão abrange ou exclui tipos específicos de armamento.

A guerra na Ucrânia já fez mais de 5.500 mortos civis, segundo os últimos dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. No entanto, a organização acredita que o número real seja substancialmente superior, dadas as dificuldades em contabilizar mortos em zonas sitiadas ou tomadas pelos russos, nomeadamente em Mariupol, onde se estima que tenham morrido milhares de pessoas.

Leia Também: Cazaquistão quer exportar petróleo sem passar pela Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório