Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Burkina Faso e Níger convidam Mali a reintegrar uma cooperação militar

O Burkina Faso e o Níger, países afetados pela violência jihadista que começou no norte do Mali em 2013, apelaram hoje a Bamako para "voltar e assumir as suas responsabilidades" no quadro de uma cooperação sub-regional na luta anti-jihadista.

Burkina Faso e Níger convidam Mali a reintegrar uma cooperação militar
Notícias ao Minuto

23:39 - 22/08/22 por Lusa

Mundo Mali

Em meados de maio, as autoridades de transição no Mali, impedidas de assumir a presidência, decidiram retirar-se do G5-Sahel e da sua força conjunta, uma aliança militar que luta contra grupos jihadistas, alegando uma "perda de autonomia" e uma "instrumentalização" no seio da organização regional formada com a Mauritânia, o Chade, o Burquina e o Níger.

"Revimos (...) a situação sub-regional e pensámos que o Mali (...) é hoje o grande ausente na cooperação em matéria de defesa", disse o ministro da defesa do Níger, Alkassoum Indattou.

"Temos de trabalhar para que o Mali possa voltar e assumir as suas responsabilidades e desempenhar o seu papel", acrescentou.

Alkassoum Indattou, acompanhado pelo seu homólogo do Burkina Faso, Barthélemy Simporé, interveio após uma reunião com o Presidente da transição naquele país, Paul-Henri Sandaogo.

"Além destas operações, planeamos realizar operações mais regulares e permanentes no terreno entre as várias forças armadas para garantir que ocupem o terreno, assumam o controlo e não possam deixar um único centímetro, quer no Níger quer no Burkina Faso, aos terroristas", acrescentou Alkassoum Indattou.

Leia Também: Coligação faz balanço "catastrófico" de 2 anos de junta militar no poder

Recomendados para si

;
Campo obrigatório