Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Finlândia investiga violação do seu espaço aéreo por dois caças russos

O Ministério da Defesa finlandês indicou hoje que está a investigar uma possível violação do seu espaço aéreo por parte de dois aviões de combate russos ocorrida esta manhã no sul do país.

Finlândia investiga violação do seu espaço aéreo por dois caças russos
Notícias ao Minuto

17:11 - 18/08/22 por Lusa

Mundo Finlândia

Segundo as autoridades finlandesas, o incidente registou-se às 09:40 locais (07:40 de Lisboa) em frente à cidade costeira de Porvoo, cerca de 47 quilómetros a leste de Helsínquia.

Suspeita-se de que as aeronaves, preliminarmente identificadas como dois caças russos MIG-31, entraram à volta de um quilómetro em território finlandês, na direção oeste, violando o seu espaço aéreo durante cerca de dois minutos.

De acordo com o Ministério da Defesa finlandês, assim que o incidente foi detetado, as Forças Aéreas finlandesas enviaram um dos seus caças para realizar um voo de reconhecimento na zona.

"A Guarda Fronteiriça iniciou uma investigação e fornecerá mais informação sobre o assunto assim que complete essa investigação", indicou o ministério num comunicado.

A confirmar-se a incursão dos caças russos, tratar-se-á do terceiro caso de violação do espaço aéreo finlandês por parte de aeronaves russas este ano, depois de um helicóptero militar Mi-17 e um avião oficial Ilyushin IL-96-300 sobrevoarem sem autorização território do país nórdico em abril e maio passados.

A Finlândia, que aguarda que os 30 Estados membros da NATO (Organização do Tratado do Atlântico-Norte) ratifiquem a sua entrada e a da Suécia no bloco de defesa ocidental, intensificou a vigilância do seu território perante as repetidas ameaças da vizinha Rússia, que invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro.

Vários países da região do mar Báltico, entre os quais a Estónia, a Suécia e a Dinamarca, também denunciaram violações semelhantes do seu espaço aéreo por parte de aeronaves russas desde o início deste ano.

Leia Também: Primeira-ministra da Finlândia envolta em polémica após vídeo em festa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório