Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19. Pânico em Ikea de Xangai após anúncio de confinamento

O estabelecimento comercial esteve encerrado durante os dias 14 e 15 de agosto, estando a sua reabertura prevista para esta terça-feira.

Notícias ao Minuto

11:25 - 16/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo China

O anúncio de um confinamento e de uma quarentena devido a um contacto próximo com um caso de Covid-19 gerou o pânico entre os clientes de um Ikea de Xangai, na China, no sábado.

Imagens partilhadas nas redes sociais – algumas das quais poderá ver na galeria acima – mostram os clientes em fuga, forçando a saída da loja sueca, enquanto as autoridades procuram impedi-los.

As autoridades locais revelaram ter aplicado “medidas de controlo temporárias” na loja, depois de um contacto próximo com um menino de 6 anos, positivo para a Covid-19, mas sem sintomas, ter visitado o estabelecimento comercial, diz a Bloomberg.

Até domingo, foram identificados cerca de 400 contactos próximos com a criança, ao passo que 80 mil pessoas foram obrigadas a realizar testes PCR, aponta a BBC, que cita meios de comunicação locais.

Foi decretado que os clientes da Ikea e de outras áreas afetadas teriam de permanecer em quarentena durante dois dias, sendo monitorizados durante outros cinco dias, conforme indica um comunicado de Zhao Dandan, vice-diretor da Comissão de Saúde de Xangai.

Quem não conseguiu deixar a loja terá ficado desde as 20h00 até à meia-noite no local, antes de ser transferido para hotéis de quarentena, segundo revelou uma utilizadora da versão chinesa do TikTok, Douyin, que partilhou a sua experiência.

Além disso, o estabelecimento comercial esteve encerrado durante os dias 14 e 15 de agosto, estando a sua reabertura prevista para esta terça-feira, de acordo com um comunicado da empresa sueca.

Recorde-se que, apesar de as autoridades terem cessado o confinamento generalizado sobre a cidade, que durou cerca de dois meses, são ainda impostas restrições específicas à circulação sempre que um caso de infeção pela Covid-19 é identificado fora de zonas de quarentena.

Leia Também: Xangai prolonga testagem semanal à Covid-19 até final de setembro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório