Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Partido da oposição na Tunísia volta a recorrer de referendo

O partido liberal tunisino Afek Tunes (Horizontes da Tunísia) anunciou hoje que vai recorrer da decisão do Tribunal Administrativo que recusou o seu recurso contra os resultados preliminares do referendo de 25 de julho que aprovou uma nova Constituição.

Partido da oposição na Tunísia volta a recorrer de referendo
Notícias ao Minuto

20:00 - 11/08/22 por Lusa

Mundo Tunísia

De acordo com os resultados, o novo texto constitucional foi aprovado por 94,6% dos votos expressos, mas com uma abstenção recorde de 70%.

Na semana passada a justiça impugnou um recurso apresentado por esta formação devido a "erro de forma", para além de uma outra iniciativa de uma associação local.

Os resultados oficiais preliminares publicados demonstram discrepâncias entre os números fornecidos pela comissão eleitoral e os seus gabinetes regionais, em número de votos e de eleitores registados.

Em paralelo, a IWatch, uma organização especializada na luta contra a corrupção, anunciou ter apresentado uma denúncia contra os membros da Instância Superior Independente para as Eleições (ISIE) por "destruição de documentos oficiais, alteração do conteúdo de documentos que atentam contra terceiros e fraude de um funcionário durante o exercício das suas funções".

Eleito em 2019, o Presidente Kais Saied decidiu assumir todos os poderes em julho de 2021, no país onde foi despoletada a defunta 'Primavera Árabe', com o derrube do ditador Zine el Abidine Ben Ali em 2011.

Ao justificar um bloqueio político-económico, despediu o seu primeiro-ministro e suspendeu o Parlamento, antes de o dissolver em março. Na sua perspetiva, o referendo sobre uma nova Constituição constitui o prolongamento da "correção do rumo" iniciado há um ano.

Leia Também: Tunísia. Justiça suspende afastamento de magistrados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório