Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Imagens de satélite mostram base aérea na Crimeia gravemente danificada

A base aérea localiza-se em Saky, no oeste da Crimeia e é controlada pela Rússia.

Várias imagens de satélite, divulgadas esta quinta-feira, parecem mostrar grandes danos e vários aviões de guerra russos destruídos numa base aérea da Crimeia após explosões que aconteceram no início da semana.

A base aérea localiza-se em Saky, no oeste da Crimeia e é controlada pela Rússia. Terá sido abalada por uma série de explosões, na terça-feira, que resultaram na morte de uma pessoa.

As pistas da base parecem intactas, mas pelo menos oito aviões parecem ter sido danificados ou mesmo destruídos.

A Ucrânia não reivindicou a responsabilidade do ataque, no entanto, esta nova evidência sugere que este possa mesmo ter acontecido de forma propositada e planeada.

Outra evidência provada com estas imagens é a confirmação de que a alegação da Rússia que nenhuma das suas aeronaves foi danificada durante o conflito, é na realidade, mentira.

As imagens, foram obtidas pelo Planet Labs, com sede nos EUA, e mostram ainda grandes áreas de terra queimada provocada pelos incêndios que eclodiram depois dos bombardeamentos.

A maioria das aeronaves danificadas ou destruídas está numa área específica da base onde um grande número de aviões estava estacionado ao ar livre longe da possibilidade de ficar protegido em hangares.

Recorde-se que qualquer ataque da Ucrânia dentro da Crimeia seria visto como uma escalada da guerra. A Rússia fez esse mesmo alerta no mês passado quando o ex-presidente Dmitry Medvedev ameaçou que "o Dia do Julgamento aguardará instantaneamente" se a Ucrânia atacar a Crimeia.

De lembrar que a Crimeia é reconhecida internacionalmente como parte da Ucrânia, no entanto a península do Mar Negro foi anexada pela Rússia em 2014, sendo que muitos ucranianos consideram esse momento como o início da guerra.

Veja acima as imagens dos danos causados na Crimeia.

Leia Também: Donetsk. As imagens do brutal bombardeamento da vila ucraniana de Pisky

Recomendados para si

;
Campo obrigatório