Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Mali recebe equipamentos incluindo cinco aviões e um helicóptero russos

O chefe da junta militar no poder no Mali recebeu hoje novos equipamentos militares, incluindo cinco aviões e um helicóptero de combate, entregues pela Rússia.

Mali recebe equipamentos incluindo cinco aviões e um helicóptero russos
Notícias ao Minuto

19:24 - 09/08/22 por Lusa

Mundo Mali

No seu discurso, o ministro da Defesa do Mali, Sadio Camara, um dos homens fortes do regime, elogiou a "parceria vantajosa com a Federação Russa" durante uma cerimónia oficial na presença de diplomatas russos e de Assimi Goïta, presidente da junta militar no poder para o período de transição no país, desde o golpe de Estado, segundo relatou a agência France-Presse.

Os coronéis, que tomaram o poder pela força em agosto de 2020 no Mali, num período de grande instabilidade, decidiram separar-se do antigo aliado francês envolvido militarmente contra o terrorismo na região desde 2013 e relançar vigorosamente a cooperação com a Rússia.

A Rússia já tinha entregado vários helicópteros de combate e armas em março. O Mali acolheu em grande número o que a junta apresenta como instrutores russos.

A França e seus parceiros denunciam, por sua vez, o uso pela junta militar no poder no Mali dos serviços da empresa de segurança privada russa Wagner. A junta nega e fala de uma antiga parceria com o exército russo.

A Rússia admitiu em maio a presença do grupo paramilitar Wagner no Mali "com caráter comercial".

"Devo dizer que a cerimónia de hoje é histórica, tanto na natureza, na qualidade e no volume do que você está nos dando, do qual apenas mostraremos aqui uma parte, o restante estando obviamente em operação no momento desta cerimónia", afirmou Camara.

"Estamos a consolidar a nossa capacidade de reconhecimento e ataque com os caças L39 e Sukhoi 25, que se somam ao Super Tucano e outras aeronaves já em uso", acrescentou.

Não foram divulgadas informações sobre as condições de aquisição do equipamento.

O Mali está em grande instabilidade desde 2012. A propagação do terrorismo, inicialmente confinado ao norte do país, espalhou-se para o centro e sul do Mali, bem como para os vizinhos Burkina Faso e Níger.

Leia Também: ONU alerta para avanço do Estado Islâmico apesar da perda de líderes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório