Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Embaixada da Rússia em Berlim denuncia profanação de cemitérios

A Embaixada da Rússia em Berlim denunciou hoje as "ultrajantes profanações" dos cemitérios de guerra soviéticos que se registaram na Alemanha e disse que enviou uma nota de protesto ao Ministério dos Negócios Estrangeiros por um incidente em Werneuchen.

Embaixada da Rússia em Berlim denuncia profanação de cemitérios
Notícias ao Minuto

19:22 - 09/08/22 por Lusa

Mundo Rússia

"Um vídeo apareceu recentemente na Internet a mostrar um simpatizante neonazi alemão a profanar um cemitério de guerra soviético em Werneuchen (Brandemburgo) enquanto fazia comentários racistas", observou a missão diplomática russa.

Esta ação constitui uma tentativa de "incentivar o ódio étnico" e despreza "de forma cínica" os soldados que "deram a vida para libertar a Europa e o mundo do nacional-socialismo", assegurou.

A embaixada russa exigiu ainda que o Governo alemão tomasse as medidas necessárias para investigar as circunstâncias do incidente, responsabilizar os autores e garantir a segurança do monumento conforme define o acordo de cemitérios de guerra russo-alemão de 1992.

A diplomacia russa pediu também aos cidadãos "que não são indiferentes" e que são testemunhas de eventos semelhantes, que os denunciem à embaixada ou aos consulados correspondentes.

Segundo a imprensa alemã, o incidente de Werneuchen ocorreu na passada sexta-feira, quando uma testemunha se queixou à polícia, dizendo que um homem estava a urinar num túmulo enquanto era filmado por outra pessoa.

Os agentes policiais foram ao local, mas não conseguiram deter nenhum suspeito.

No estado federal alemão de Brandemburgo (leste) existem mais de 50 memoriais de guerra e cemitérios soviéticos. Após a invasão russa da Ucrânia, alguns foram pintados com tinta vermelha.

Leia Também: Seis feridos nas explosões em base russa na Crimeia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório