Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos recusa interferir no caso de Archie

Família de Archie, o menor em coma há três meses, tinha recorrido a este tribunal europeu para evitar que as máquinas que mantêm o menino vivo fossem desligadas. 

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos recusa interferir no caso de Archie
Notícias ao Minuto

18:51 - 03/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Archie Battersbee

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos decidiu, esta quarta-feira, de acordo com a Sky News, não intervir na decisão de tribunais nacionais, neste caso na decisão do Supremo Tribunal britânico, sobre o caso de Archie Battersbee.

O tribunal indicou que não iria "interferir com as decisões dos tribunais nacionais para permitir que a retirada do tratamento de suporte de vida [de Archie] prossiga".

A família de Archie, menino que está em coma há três meses, tinha recorrido a este tribunal europeu para evitar que as máquinas que mantêm o menino vivo fossem desligadas. 

Recorde-se que ontem, dia 2 de agosto, o Supremo Tribunal britânico rejeitou um último recurso dos progenitores. A família chegou a indicar que as máquinas seriam desligadas esta quarta-feira de manhã, mas conseguiram adiar, uma vez mais, a decisão ao recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. 

Archie está em coma desde o dia 7 de abril, após a mãe o ter encontrado inconsciente com uma ligadura na cabeça, na sua casa em Southend, no Essex. Na origem do sucedido está um desafio viral nas redes sociais.

Segundo os peritos, Archie não demonstra atividade cerebral "digna de nota".

A mãe defende que "é a primeira vez que alguém é declarado 'provavelmente morto' com base numa ressonância magnética" e frisa que não desistirá do filho. 

O caso é o mais recente no Reino Unido que coloca a avaliação dos médicos contra as intenções dos familiares.

De acordo com a lei britânica, é comum que os tribunais intervenham quando os pais e os médicos estão em desacordo sobre o tratamento de uma criança.

Quando isso acontece, os direitos da criança sobrepõem-se ao direito dos pais para decidirem o que consideram melhor para os seus filhos.

[Notícia atualizada às 18h58]

Leia Também: Pais de Archie recorrem ao Tribunal Europeu e adiam desligar de máquinas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório