Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Espanha. "Medo" após 50 casos de mulheres picadas com seringas em bares

As autoridades espanholas investigam cerca de 50 casos de mulheres picadas com agulhas em discotecas, bares e festivais, sem que se perceba até agora o objetivo da agressão, por não se terem detetado substâncias químicas nos corpos das vítimas.

Espanha. "Medo" após 50 casos de mulheres picadas com seringas em bares
Notícias ao Minuto

11:56 - 03/08/22 por Lusa

Mundo Discoteca

Há casos confirmados, desde meados de julho, em diversas regiões do país, com algumas vítimas a relatarem que foram picadas por homens vestidos de preto e que a seguir se sentiram mal, com tonturas, formigueiro nas pernas e braços ou vómitos.

Não há registo de roubos ou de agressões sexuais associadas a estes casos, como acontece em crimes de violação precedidos pela administração de drogas (em bebidas ou com uma injeção), para deixar a vítima inconsciente, segundo afirmaram as autoridades policiais espanholas.

Também não foram detetadas drogas ou outras substâncias químicas nos exames a que as mulheres foram sujeitas, com a exceção de um caso, em que foi identificado haxixe líquido no corpo de uma rapariga de 13 anos.

A maioria dos casos (mais de 20) foram registados na Catalunha e na cidade costeira de LLoret del Mar, onde há também a única queixa confirmada de um homem que foi vítima de uma picada de seringa.

O governo regional catalão decidiu avançar esta semana com um protocolo de atuação, dirigido às vítimas e aos serviços de saúde, que além de fazerem análises de sangue e à urina das mulheres, devem avaliar a possibilidade de acionar os procedimentos para possível infeção com o vírus da Sida (VIH) e possibilidade de agressão sexual, conforme os casos.

"Isto não é uma questão de mulheres que saem à noite, isto interpela-nos a todos", afirmou o presidente do governo catalão (Generalitat), Pere Aragonès, que pediu a todos os cidadãos para se manterem o alerta e denunciarem possíveis autores destas agressões.

O executivo regional admitiu que os relatos e casos confirmados de agressões com seringas a mulheres, que definiu como "absolutamente execráveis", estão a provocar "angústia e insegurança".

Outros governos regionais acionaram também protocolos e alertas por causa destes casos, como a Extremadura, a Comunidade Valenciana ou o País Basco, sendo esta última região a segunda com mais denúncias confirmadas.

A titular da pasta da Igualdade e Justiça no governo basco, Beatriz Artolazabal, pediu na terça-feira calma e prudência e considerou que está em causa "uma nova forma de violência contra as mulheres" que não pode levar ao "regresso do medo, que é a verdadeira ameaça".

As associações que representam as discotecas e os bares apelaram esta semana à calma, perante o relato e a confirmação de novos casos diariamente, garantindo que os espaços de diversão noturna são seguros e colaboram com as autoridades.

Os donos das discotecas têm também insistido em que o que está a acontecer em Espanha replica um fenómeno que ocorreu noutros países europeus, em discotecas, entre o outono de 2021 e a primavera deste ano.

No Reino Unido, os casos superaram os 1.300, enquanto em França houve registo de mais de 800.

Na semana passada, a federação de empresários donos de discotecas e bares em Espanha assinou um acordo com o Ministério da Igualdade em que se comprometeu a adotar medidas que previnam e denunciem agressões contra as mulheres dentro destes espaços.

A primeira medida é a colocação nas casas de banho das discotecas de "pontos violeta", onde será possível obter informação sobre como atuar em caso de violação ou qualquer tipo de agressão e descarregar um guia com instruções através de um código digital QR.

Ao abrigo do acordo, as discotecas comprometeram-se também a avaliar e proteger "zonas ocultas" que potenciem a vulnerabilidade das mulheres.

O acordo contempla ainda formação dos trabalhadores para identificar diferentes tipos de agressão e assédio sexual.

"Chegou o momento de nos envolvermos ativamente na luta contra o machismo e a violência de género", afirmou o presidente da federação, Ramón Mas, no dia da assinatura do acordo.

Já a ministra Irene Montero, saudou o compromisso destes empresários com "a liberdade sexual das mulheres", embora tenha lembrado que a agressão sexual acontece, fundamentalmente, noutros ambientes, como o contexto familiar e de trabalho.

Leia Também: Caso confirmado. Menor injetada com 'droga de violação' em Espanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório