Stoltenberg diz ser vital ainda mais apoio militar e mais rápido

O secretário-geral da NATO disse hoje que "é vital" que a Aliança Atlântica e os aliados forneçam "ainda mais assistência" militar à Ucrânia e "ainda mais rapidamente", depois de uma conversa telefónica com o Presidente ucraniano.

Notícia

© Lusa

Lusa
02/08/2022 12:28 ‧ 02/08/2022 por Lusa

Mundo

Ucrânia

 

Numa publicação na sua conta oficial na rede social Twitter, Jens Stoltenberg revela uma "boa conversa telefónica" com Volodymyr Zelensky sobre "prioridades relativamente ao apoio militar" à Ucrânia para fazer face à invasão russa, sublinhando então a importância de a NATO continuar a prestar assistência e de forma ainda mais efetiva.

"É vital que a NATO e os Aliados forneçam ainda mais assistência à Ucrânia e ainda mais rapidamente", escreve o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte.

Na segunda-feira, os Estados Unidos anunciaram que vão enviar mais armas para as forças ucranianas, avaliadas em 500 milhões de dólares, precisando o porta-voz da Casa Branca, John Kirby, que a nova assistência militar inclui munições para lança-foguetes.

Stoltenberg acrescenta na publicação de hoje que também discutiu com Zelensky o primeiro carregamento de cereais da Ucrânia a partir do porto de Odessa desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro, e "a necessidade de implementar plenamente o acordo patrocinado pelas Nações Unidas" e pela Turquia, país membro da NATO, que permitiu levantar o bloqueio russo no Mar Negro.

O primeiro carregamento de cereais ucranianos deixou o porto de Odessa na segunda-feira, tal como previsto nos termos do acordo internacional com a Rússia, estando prevista a sua chegada na quarta-feira a Istambul, de onde seguirá para o Líbano.

A Rússia e a Ucrânia assinaram acordos separados com a Turquia e as Nações Unidas, abrindo caminho para a Ucrânia - um dos principais celeiros mundiais - exportar 22 milhões de toneladas de cereais e outros produtos agrícolas que ficaram retidos nos portos do Mar Negro devido à invasão da Rússia.

Leia Também: Mau tempo no Mar Negro atrasa viagem do primeiro navio com cereais

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas