Foi encontrado um possível ovo Fabergé num dos iates de oligarcas russos apreendidos pelos Estados Unidos (EUA), avança esta quinta-feira o The Guardian.
A informação foi dada na quarta-feira pela vice-procuradora geral do país, que durante o Fórum de Segurança, em Aspen, no estado do Colorado, considerou esta uma das descobertas mais "interessantes". “Vamos ao que interessa: os iates. Temos encontrado algumas coisas realmente interessantes… recuperámos um Fabergé – ou um suposto ovo Fabergé – num desses [iates]”, explicou.
Lisa Monaco não explicou a quem pertencia o iate, porém, adiantou que tinha tido sido enviado das ilhas Fiji para os EUA e que, atualmente, se encontrava na Califórnia.
Recorde-se que estas peças de joalharia foram encomendadas dos czares ao russo joalheiro Peter Carl Fabergé, que terá produzido, pelo menos, 50 no final do século XIX/início do século XX. Os ovos são um símbolo de riqueza, podendo o seu valor ascender aos milhões de dólares, e estão desaparecidos.
“Estamos a trabalhar em conjunto com as autoridades de todo o mundo para podermos realizar buscas a estes iates, certificando-nos de que podemos assumir a autoridade e ir a tribunal, apreendê-los e confiscar os lucros”, sublinhou a responsável durante a conferência.
O The Guardian recorda que no mês passado um iate com o nome 'Amadea' foi apreendido nas Fiji. A apreensão do veículo, no valor de 300 milhões de dólares, está agora a ser tratada por um tribunal norte-americano.
Leia Também: Zelensky doente? "Com todo o respeito pela velhice, 44 anos não são 70"