Cheias no Texas: N.º de mortos sobe para 79 incluindo 28 crianças

As equipas de resgate continuam as buscas pelos desaparecidos, incluindo 10 raparigas e um conselheiro do acampamento.

Scores killed in Texas floods

© Lusa

Lusa
07/07/2025 01:17 ‧ há 8 horas por Lusa

Mundo

Texas

O número de mortos provocados pelas cheias no Texas, no sul dos Estados Unidos da América, subiu para 79, incluindo 28 crianças, mas as autoridades admitem que mais vítimas sejam encontradas enquanto intensificam as buscas.

 

No condado de Kerr, lar do 'Camp Mystic' e de outros campos para jovens no Texas Hill Country, foram encontrados 68 corpos, incluindo de 28 crianças, disse, durante a tarde de domingo, o xerife Larry Leitha.

Outras 10 mortes foram registadas nos condados de Travis, Burnet, Kendall, Tom Green e Williamson, de acordo com as autoridades locais.

O xerife prometeu continuar as buscas até que "todos sejam encontrados" nas cheias repentinas de sexta-feira.

As equipas de resgate continuam as buscas pelos desaparecidos, incluindo 10 raparigas e um conselheiro do acampamento.

Pela primeira vez desde que as tempestades começaram a atingir o Texas, o governador Greg Abbott disse que havia 41 pessoas confirmadas como desaparecidas em todo o estado, mas esse número pode ser maior.

Das cerca de 750 crianças que frequentavam um campo de férias cristão para raparigas nas margens do rio Guadalupe, o número de pessoas desaparecidas aumentou para 11 crianças e um conselheiro, disse o xerife.

As cheias repentinas foram provocadas por chuvas torrenciais na parte central do estado na manhã de sexta-feira, Dia da Independência, que fizeram o rio Guadalupe subir oito metros em apenas 45 minutos. De repente, caíram quase 300 milímetros de chuva por hora, um terço da precipitação média anual.

O número de mortos irá certamente aumentar nos próximos dias, disse o coronel Freeman Martin, do Departamento de Segurança Pública do Texas.

O governador alertou no domingo que novos períodos de chuvas fortes até terça-feira poderiam causar mais inundações fatais, especialmente em locais já saturados.

Também no domingo, o Presidente Donald Trump assinou uma declaração de grande desastre para o condado de Kerr, ativando a Agência Federal de Gestão de Emergências do Texas, e disse que provavelmente visitará a zona afetada na sexta-feira.

"Eu tê-lo-ia feito hoje, mas estaríamos apenas a atrapalhar", disse Trump, antes de embarcar de regresso a Washington, depois de passar o fim de semana no seu clube de golfe em Bedminster, Nova Jérsia.

"Foi uma coisa horrível o que aconteceu, absolutamente horrível", afirmou.

Os socorristas usam helicópteros, barcos e 'drones' para procurar vítimas e resgatar pessoas presas em árvores e em acampamentos isolados por estradas destruídas pela água. As autoridades disseram que mais de 850 pessoas foram resgatadas nas primeiras 36 horas.

O Serviço Meteorológico Nacional alertou na quinta-feira para possíveis inundações e, em seguida, enviou uma série de alertas de inundações repentinas nas primeiras horas de sexta-feira antes de emitir emergências de inundações repentinas --- um alerta raro que notifica sobre o perigo iminente.

Questionado se ainda planeava eliminar gradualmente a Agência Federal de Gestão de Emergências, Trump disse que isso era algo sobre o que "falar mais tarde", pois agora está ocupado "a trabalhar".

O Presidente foi também questionado se planeava recontratar algum dos meteorologistas federais despedidos este ano como parte das amplas reduções de despesas do governo.

"Acho que não. Isto foi algo que aconteceu em segundos. Ninguém estava à espera. Ninguém viu. Havia pessoas muito talentosas lá, e não viram", disse Trump.

Leia Também: Mortos nas cheias no Texas sobem para 68. Autoridades esperam aumento

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas