Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 30º

Navio russo com cereais ucranianos detido na Turquia foi libertado

O embaixador turco foi convocado em Kyiv em consequência da fuga da embarcação russa.

Navio russo com cereais ucranianos detido na Turquia foi libertado
Notícias ao Minuto

23:26 - 07/07/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

As autoridades turcas libertaram na noite desta quarta-feira o cargueiro russo que transportaria cereais ucranianos roubados da cidade ocupada de Berdiansk.

“Graças à intervenção rápida das autoridades ucranianas, esta embarcação não pôde descarregar os produtos roubados, tendo sido detida“, afirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, segundo o European Pravda.

Um pedido foi enviado às autoridades turcas para que detivessem o navio, bem como a sua carga.

"Ao mesmo tempo, ignorando o apelo das autoridades ucranianas, o navio foi solto na noite de 6 de julho”, detalha o comunicado do ministério.

O embaixador turco foi convocado em Kyiv em consequência da fuga da embarcação russa. O ministério exigiu que a situação seja investigada, e que Ancara “use todos os meios possíveis para prevenir casos semelhantes no futuro”.

"O lado ucraniano recebeu as informações com profunda deceção e apelou ao lado turco com um pedido urgente para realizar uma investigação sobre a situação mencionada e fornecer uma resposta abrangente aos pedidos das autoridades competentes da Ucrânia, bem como para evitar casos no futuro por todos os meios", diz ainda o comunicado.

No final de junho, o ministro das Relações Externas da Turquia, Mevlüt Çavuşoğlu, disse que Ancara leva a sério as denúncias de exportação ilegal de cereais e grãos pela Rússia da Ucrânia e não permitirá sua importação para seu território.

Mas, apesar das garantias das autoridades turcas de que o país não compra cereais ucranianos dos territórios ocupados, um artigo do 'Scheme' fornecem evidências em contrário.

Leia Também: Cazaquistão quer exportar petróleo sem passar pela Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório