Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

"És um herói. Todos te amam", a chamada de Boris a Zelensky após demissão

Boris Johnson "reiterou o firme apoio do Reino Unido" à Ucrânia para fazer frente à invasão russa. 

"És um herói. Todos te amam", a chamada de Boris a Zelensky após demissão

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, conversou, esta quinta-feira, com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, após ter apresentado a demissão do cargo de presidente do Partido Conservador e, consequentemente, de primeiro-ministro do Reino Unido.

Segundo um porta-voz do número 10 de Downing Street, citado pelo jornal britânico The Guardian, os líderes conversaram esta tarde e Boris Johnson “reiterou o firme apoio do Reino Unido” à Ucrânia para fazer frente à invasão russa. 

O primeiro-ministro sublinhou ainda “o apoio inabalável do Reino Unido ao povo do presidente Zelenksy” e garantiu que “o Reino Unido continuará a fornecer ajuda defensiva vital enquanto for necessário” e “trabalhar com os parceiros para tentar colocar fim ao bloqueio de cereais [nos portos ucranianos] nas próximas semanas”.

“[Boris Johnson] Agradeceu ao presidente Zelensky por tudo o que tem feito para defender a liberdade, pela sua amizade e pela gentileza do povo ucraniano”, acrescentou o porta-voz. 

Por seu lado, Zelensky “agradeceu ao primeiro-ministro pela sua ação decisiva sobre a Ucrânia, e disse que o povo ucraniano estava grato pelos esforços do Reino Unido”.

A conversa terminou, segundo Downing Street, com o primeiro-ministro britânico a dizer a Zelensky: “És um herói, todos te amam”.

Sublinhe-se que o primeiro-ministro demitiu-se hoje como líder dos conservadores, mas disse que se manterá na chefia do governo até ser substituído à frente do partido.

"É claramente a vontade do Partido Conservador que haja um novo líder e, portanto, um novo primeiro-ministro", disse Johnson à porta de Downing Street.

Leia Também: Theresa May não acha que seja nomeado um substituto interino de Johnson

Recomendados para si

;
Campo obrigatório