Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Explosão em depósito de armas mata seis pessoas no Iémen

Uma explosão num depósito de armas na província de Abyan, no sul do Iémen, matou na terça-feira seis pessoas e feriu 32, indicaram as autoridades médicas locais.

Notícias ao Minuto

06:28 - 06/07/22 por Lusa

Mundo Autoridades

A causa da explosão matinal que atingiu um armazém localizado num mercado popular na cidade de Lawdar não é ainda conhecida.

A cidade é controlada por forças leais ao governo internacionalmente reconhecido do Iémen.

Muitos dos feridos têm ferimentos graves, disseram as autoridades, acrescentando que temem que o número de mortos possa aumentar.

Os funcionários falaram sob condição de anonimato porque não estavam autorizados a falar com jornalistas.

Não houve uma reivindicação imediata da responsabilidade da explosão.

O armazém era usado para armazenar armas e também explosivos, ambos vendidos no mercado de Lawdar.

O Iémen tem sido devastado, desde 2014, por uma guerra entre as forças do Governo, ajudadas por uma coligação militar liderada pela Arábia Saudita, e rebeldes xiitas Huthis, apoiados pelo Irão.

Várias organizações humanitárias alertaram que a falta de fundos irá agravar as consequências do conflito, que já provocou milhares de mortos e mergulhou o país numa das piores crises humanitárias do mundo, segundo a ONU.

Em dezembro, o PAM estimava que "mais da metade da população do Iémen - ou seja, 16,2 milhões de pessoas --, enfrentava uma fome aguda e metade das crianças com menos de cinco anos (2,3 milhões) corria o risco de sofrer de desnutrição".

Leia Também: Iémen. ONU anuncia novas reduções dos programas de ajuda alimentar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório