Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Espanha concedeu proteção temporária a 127.500 refugiados ucranianos

O Ministério do Interior espanhol acrescentou ainda ter processado um total de 46.871 pedidos de proteção internacional durante 2022.

Espanha concedeu proteção temporária a 127.500 refugiados ucranianos
Notícias ao Minuto

11:00 - 05/07/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Espanha acolheu, sob o regime de proteção temporária, mais de 127.500 refugiados ucranianos desde o início da invasão russa. Tal estatuto foi concedido pelo Gabinete de Asilo e Refugiados (OAR) do Ministério do Interior, tal como relatado na segunda-feira por este departamento governamental, aqui citado pela agência Efe.

O mesmo gabinete acrescentou ainda ter processado um total de 46.871 pedidos de proteção internacional durante 2022, incluindo aqueles apresentados por cidadãos venezuelanos e colombianos.

Os números agora divulgados pelo Ministério do Interior, de acordo com a Efe, mostram que Espanha se tornou num dos países que mais concedeu esse estatuto de proteção temporário aos cidadãos ucranianos, que desde 24 de fevereiro têm estado a fugir da guerra vivida no seu país.

Na segunda-feira, o chefe do departamento, Fernando Grande-Marlaska, apresentou ainda o selo comemorativo do 30º aniversário da criação do Gabinete de Asilo e Refugiados - que desde a sua criação processou já um total de 586.595 pedidos de proteção internacional.

A guerra na Ucrânia obrigou à fuga para o estrangeiro mais de 7,2 milhões pessoas, de acordo com os mais recentes dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU) - que, no entanto, sublinha que os números reais podem ser muito superiores.

Desse número, 46.181 refugiados provenientes da Ucrânia receberam o estatuto de proteção temporária em Portugal, segundo anunciou na segunda-feira o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). 28% dos mesmos foram concedidos a menores.

Leia Também: Ucrânia. Portugal deu mais de 46 mil proteções temporárias a refugiados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório