Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Eduardo dos Santos. Imprensa diz que polícia catalã investiga caso

Família diz existir uma "conspiração" para assassinar o ex-presidente de Angola. A imprensa espanhola avança que a polícia catalã está a investigar alegações de tentativa de homicídio.

Eduardo dos Santos. Imprensa diz que polícia catalã investiga caso
Notícias ao Minuto

13:39 - 01/07/22 por Notícias ao Minuto

Mundo José Eduardo dos Santos

Os Mossos d’Esquadra [polícia regional da Catalunha] estão a investigar a alegada tentativa de homicídio do ex-presidente de Angola, José Eduardo dos Santos. A informação é avançada, esta sexta-feira, pela agência de notícias espanhola Europa Press, que cita “fontes próximas” ao caso.

A investigação começou após a família do ex-presidente angolano ter revelado a existência de “uma conspiração” para o seu assassinato, no entanto, não foi apresentada qualquer denúncia formal àquela autoridade espanhola.

Em declarações ao jornal espanhol La Vanguardia, na quinta-feira, uma das filhas do angolano, ‘Tchizé’ dos Santos, afirmou que a família “suspeitava” que o médico do pai pudesse estar envolvido na "deterioração" do seu estado de saúde.

“Há quase dois meses que suspeitamos que o médico nomeado pela presidência angolana, João Afonso, que acompanha o meu pai há anos, está deliberadamente a deteriorar a saúde do meu pai. Agora que o levaram a um estado de saúde tão delicado, querem desligá-lo das máquinas que o mantêm vivo e nós não o permitiremos", frisou.

O antigo presidente encontra-se internado nos cuidados intensivos do Centro Médico Teknon, em Barcelona, há cerca de uma semana. 

Leia Também: Família de Eduardo dos Santos confirma quadro clínico e pede privacidade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório