Tropas russas estão a espalhar minas por Lysychansk, acusa governador

O governador de Lugansk explicou ainda que a cidade tem estado "constantemente" sob bombardeamento.

AVDIIVKA, UKRAINE - FEBRUARY 19: A Ukrainian army soldier walks along the front line on February 19, 2022, in Avdiivka, Donetsk Oblast, Ukraine. The authorities of the self-proclaimed republics of Donetsk and Lugansk have announced a state of general mobi

© Getty Images

Notícias ao Minuto
29/06/2022 17:23 ‧ 29/06/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Ucrânia/Rússia

As forças russas que se encontram atualmente na cidade oriental ucraniana de Lysychansk estão a dispersar minas "em qualquer lugar", segundo a informação avançada pelo governador da região de Lugansk, Serhiy Haidai, em declarações à CNN Internacional.

A mesma fonte esclareceu que as minas em causa, apelidadas de "pétalas", são "extremamente perigosas" e que "qualquer criança ou civil que tenha saído para procurar ajuda humanitária pode pisá-las" e, imediatamente, "morrer ou perder um membro".

O governador de Lugansk explicou ainda que a cidade tem estado "constantemente" sob bombardeamento - numa altura em que cerca de 15 mil pessoas permanecem ainda na mesma.

Apesar de toda esta situação, Serhiy Haidai garantiu que era possível às tropas ucranianas "derrotar o inimigo".

"É possível que, durante o assalto de Lysychansk, percam tanto equipamento e tantas tropas que deixem de ser capazes de conduzir totalmente operações ofensivas, durante as quais obteremos mais armas ocidentais que derrotarão o nosso inimigo", acrescentou ainda a fonte ucraniana.

Caso isso aconteça, "não só pararemos, como começaremos a desocupação", disse ainda o governador regional.

Atualmente, a cidade de Lysychansk é a última grande área da região de Lugansk, no leste do país, que ainda permanece sob controlo ucraniano. Isto apesar de, na terça-feira, as forças separatistas russófonas terem alegado já controlar 30% desta cidade, juntamente com o exército russo.

Mas a verdade é que o Ministério da Defesa do Reino Unido confirmou, recentemente, que as forças russas estão a fazer "avanços incrementais" na sua ofensiva para capturar a cidade.

Neste momento, as tropas russas e os seus aliados separatistas controlam já 95% de Lugansk e cerca de metade da região de Donetsk, a outra província que faz parte da zona do Donbass.

Ao 126.º dia da guerra na Ucrânia, que teve início a 24 de fevereiro, a Organização das Nações Unidas (ONU) contabiliza já um total de 4.731 óbitos e de cerca de 5.900 feridos na sequência dos combates no terreno.

Leia Também: Forças separatistas russófonas afirmam controlar 30% de Lysychansk

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas