Autarca quer Giuliani investigado por falsa declaração de agressão

O presidente da Câmara nova-iorquina, Eric Adams, disse hoje que o ex-autarca e ex-assessor de Donald Trump, Rudy Giuliani, deve ser investigado por informar falsamente que foi agredido domingo nas costas por um empregado de supermercado.

Rudy Giuliani

© JEFF KOWALSKY/AFP via Getty Images

Lusa
29/06/2022 06:26 ‧ 29/06/2022 por Lusa

Mundo

Nova Iorque

 

"dummyPub">

"Recebi uma pancada nas costas, como se me atingissem com uma pedra", disse Giuliani, durante uma conferência de imprensa, na segunda-feira, realizada na sua página na rede social Facebook.

Não obstante, as imagens de vídeo de segurança obtidas mais tarde por meios locais mostravam o assaltante, identificado como Daniel Gill, dando uma palmada a Giuliani, o que mina seriamente as acusações de Giuliani, que, além disso, disse que quase caiu no chão.

"Denunciar falsamente um crime é crime. Se esse vídeo não existisse, então essa pessoa teria sido acusada de atacar o ex-autarca", disse Adams aos jornalistas, em evento não relacionado com o incidente.

Assim, considerou que os procuradores deveriam centrar a sua atenção em Giuliani. "Quando se vê o vídeo, a pessoa passa e dá-lhe uma palmadita nas costas. É claro que não foi um murro na cabeça. É claro que não tinha a força de uma bala. É claro que não ia cair no chão", disse Adams.

Ex-polícia, o autarca democrata acrescentou que já pediu à comissária da polícia, Keechant Sewell, que lhe dissesse se as declarações de Giuliani não constituem um delito em si.

Gill foi detido e inicialmente acusado de agressão em segundo grau, um delito grave, se bem que a acusação foi revista em baixa, para agressão em terceiro grau, ameaça em terceiro grau e assédio em segundo grau.

O empregado, com 39 anos, foi a tribunal na segunda-feira, vestido com a sua farda do supermercado ShopRite.

Leia Também: Rudy Giuliani 'agredido' por funcionário que o culpa pelo fim do aborto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas