BRICS. Rússia diz que começou processo de alargamento à Argentina e Irão

O alargamento do grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) com a integração da Argentina e do Irão já começou, anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, durante uma visita ao Turquemenistão.

Notícia

© Reuters

Lusa
28/06/2022 17:48 ‧ 28/06/2022 por Lusa

Mundo

Rússia

"Tanto a Argentina como o Irão são candidatos dignos e respeitáveis (...) O mais importante é que o processo preliminar tenha começado", declarou Lavrov em conferência de imprensa, após uma reunião com os seus homólogos dos países limítrofes do Mar Cáspio, em Ashgabat.

O chefe da diplomacia russa disse que, durante as recentes cimeiras do BRICS, a Rússia sublinhou a sua vontade de avaliar a expansão deste grupo e o Presidente russo, Vladimir Putin, "sublinhou que este debate é justificado e oportuno".

Lavrov sublinhou que a entrada de um determinado país no bloco deve ser consensual e salientou que "o principal critério é, acima de tudo, garantir a eficácia futura e aumentar os resultados práticos da organização".

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Maria Zakharova, tinha anunciado segunda-feira, na rede social Telegram, que a Argentina e o Irão apresentaram oficialmente os seus pedidos de adesão ao grupo BRICS.

Leia Também: Forças separatistas russófonas afirmam controlar 30% de Lysychansk

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas