Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Guerra na Síria já provocou a morte a mais de 306 mil civis 

Estimativa “significa que, em média, todos os dias, nos últimos 10 anos, 83 civis sofreram mortes violentas devido ao conflito”.

Guerra na Síria já provocou a morte a mais de 306 mil civis 
Notícias ao Minuto

11:46 - 28/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Nações Unidas

Pelo menos 306.887 civis morreram desde o início do conflito armado na Síria, em março de 2011, revelou, esta terça-feira, a alta-comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), Michelle Bachelet. 

Citada num relatório da ONU, que inclui dados entre os dias 1 de março de 2011 e 31 de março de 2021, frisa que “os números de baixas relacionados com o conflito não são simplesmente um conjunto de números abstratos”, mas também “representam seres humanos individuais”. “O impacto da morte de cada um destes 306.887 civis terá tido um impacto profundo e reverberante na família e comunidade a que pertenciam”, lamentou, destacando que a documentação das mortes “é fundamental para ajudar estas famílias e comunidades a estabelecer a verdade, procurar a responsabilização e procurar soluções eficazes”.

O número de vítimas mortais incluídas no relatório inclui apenas as “pessoas mortas como resultado direto das operações de guerra”. “Isto não inclui os muitos, muitos mais civis que morreram devido à perda do acesso aos cuidados de saúde, à alimentação, à água potável e a outros direitos humanos essenciais, que continuam por avaliar”, salientou.

Esta estimativa “significa que, em média, todos os dias, nos últimos 10 anos, 83 civis sofreram mortes violentas devido ao conflito”.

Sublinhe-se que a Guerra na Síria foi desencadeada em março de 2011 pela repressão às manifestações pró-democracia e tornou-se mais complexa ao longo dos anos com o envolvimento de potências regionais e internacionais, e a ascensão de extremistas islâmicos.

Leia Também: Ataque dos EUA visa responsável de grupo ligado à Al-Qaida na Síria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório