Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Monkeypox: Chile declara alerta sanitário após detetar seis casos

O governo do Chile decretou esta sexta-feira um alerta sanitário para o vírus Monkeypox, depois do país da América do Sul ter identificado seis casos da infeção desde que detetou pela primeira vez a doença na semana passada.

Monkeypox: Chile declara alerta sanitário após detetar seis casos
Notícias ao Minuto

06:28 - 25/06/22 por Lusa

Mundo Vírus

"Esta medida é um alerta sanitário, mas não um alarme. O Chile tem um sistema de saúde capaz de investigar, diagnosticar, isolar e monitorizar", realçou a ministra da Saúde, Begoña Yarza, em conferência de imprensa.

O alerta sanitário permite, entre outras coisas, ter mais ferramentas para lidar com a doença, como o estabelecimento de confinamento para os infetados, explicou a governante chilena.

Em 17 de junho, foi confirmado o primeiro caso num jovem adulto da região metropolitana da capital, Santiago do Chile, que estava há muito tempo na Europa e que apresentava manchas e crostas na pele.

A infeciologista do Ministério da Saúde chileno, Yasna Alaracón, lembrou ainda durante a conferência de imprensa que esta doença "não costuma ser uma infeção particularmente grave", mas "é importante contê-la para que não se torne uma doença endémica típica" no Chile.

De acordo com as autoridades de saúde, a manifestação clínica da 'Monkeypox' é geralmente ligeira, com a maioria das pessoas infetadas a recuperar da doença em poucas semanas.

Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, nódulos linfáticos inchados, calafrios, exaustão, evoluindo para erupção cutânea.

O período de incubação é tipicamente de seis a 16 dias, mas pode chegar aos 21 e, quando a crosta das erupções cutâneas cai, a pessoa infetada deixa de ser infeciosa.

De acordo com o mais recente balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número total de infeções pelo vírus Monkeypox é de 3.300, registando-se em 40 países.

A OMS mantém o nível de risco como "moderado" perante o surto, visto que é a primeira vez que há fontes de contágio em países não endémicos e muito distantes entre si.

A organização com sede em Genebra liga o surto atual a contatos sexuais entre homens, embora em princípio não seja uma doença sexualmente transmissível, mas seja transmitida por contato físico próximo.

Leia Também: Monkeypox: Cientistas explicam porque é que o vírus afeta mais os homens

Recomendados para si

;
Campo obrigatório