Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Começa hoje o 1.º julgamento de um soldado russo acusado de violação

O suspeito em causa é Mikhail Romanov, de 32 anos, que não se encontra sob custódia ucraniana e será julgado à porta fechada.

Começa hoje o 1.º julgamento de um soldado russo acusado de violação
Notícias ao Minuto

12:10 - 23/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Está marcada para esta quinta-feira uma audiência preliminar, por parte das autoridades ucranianas, do primeiro julgamento de um soldado russo acusado de violar uma mulher ucraniana durante a invasão de Moscovo sobre Kyiv, noticia a Reuters.

O suspeito em causa é Mikhail Romanov, de 32 anos. O indivíduo é acusado do assassinato de um civil na aldeia de Bohdanivka, a nordeste de Kyiv, a 9 de março - tendo depois alegadamente violado repetidamente a mulher do mesmo, revelam os ficheiros judiciais.

O homicídio que antecedeu a violação terá sido consumado em conjunto com outro soldado russo. Porém, não foi ainda estabelecida a identidade dessa pessoa.

Segundo a Reuters, não é claro que tipo de representação legal Romanov terá no julgamento, que será realizado à porta fechada. 

Um procurador que trabalhava em casos de violência sexual terá ainda adiantado à referida agência noticiosa que até 50 desses crimes estavam a ser investigados por parte da Ucrânia - embora o número de casos de violência sexual cometidos por soldados russos desde o início da invasão deva ser substancialmente maior.

A Ucrânia diz estar atualmente a investigar milhares de potenciais crimes de guerra cometidos durante a invasão que se iniciou a 24 de fevereiro. A procuradora-geral, Iryna Venediktova, tinha já adiantado que muitos dos suspeitos estariam já na Rússia, embora alguns tenham sido levados em cativeiro, como prisioneiros de guerra, pelas tropas de Kyiv.

Leia Também: Primeiro-ministro albanês diz à Ucrânia para não se iludir com aceitação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório