Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Rússia diz que o Ocidente deu "tiro na cabeça" com questão do gás russo

Zakharova ressalvou que os países ocidentais tentaram isolar a Rússia devido à invasão à Ucrânia, reduzindo as importações e impondo sanções, no entanto, isso não teve o efeito esperado.

Rússia diz que o Ocidente deu "tiro na cabeça" com questão do gás russo
Notícias ao Minuto

19:24 - 15/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Maria Zakharova, disse, esta quarta-feira, que o Ocidente "deu um tiro na cabeça" com a questão de limitar a importação de gás russo. 

Zakharova ressaltou que os países ocidentais tentaram isolar a Rússia devido à invasão à Ucrânia, reduzindo as importações e impondo sanções, no entanto, isso não teve o efeito esperado e a porta-voz elogiou a China por ter aumentado as importações russas. 

"A oferta de energia está a aumentar constantemente: a China sabe o que quer e não dá um tiro no próprio pé. Enquanto a oeste de Moscovo, se dão tiros na cabeça", disse.

Segundo a porta-voz russa, a União Europeia está a conspirar um caminho suicida ao tentar eliminar a energia russa. 

A Rússia é o penúltimo exportador mundial de petróleo depois da Arábia Saudita e o maior exportador de gás natural.

A empresa russa Gazprom anunciou hoje que vai reduzir em mais de um terço as entregas de gás para a Europa, através do gasoduto Nord Stream, após problemas com os equipamentos. A produção diária cairá assim de 100 para 67 milhões de metros cúbicos (m3).

Nas últimas semanas, a Gazprom interrompeu as entregas de gás a vários clientes europeus que se recusaram a fazer os pagamentos em rublos (moeda local).

Em resposta às sanções impostas pela União Europeia, o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, exigiu que os considerados países "hostis" fizessem o pagamento em rublos.

Segundo dados da sociedade de exploração de gasodutos, em 2021, foram exportados da Rússia para a Europa, via Nord Stream, 59.200 milhões de m3 de gás natural.

A invasão russa - justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e a imposição à Rússia de sanções que atingem praticamente todos os setores, da banca ao desporto.

Leia Também: Xi Jinping garante "apoio mútuo" China-Rússia em questões de "soberania"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório