Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Rússia anuncia retirada de civis da fábrica Azot em Severodonetsk

A Rússia anunciou hoje a abertura na quarta-feira de um corredor humanitário para a retirada de civis da fábrica de produtos químicos Azot, em Severodonetsk, para uma localidade sob controlo russo.

Rússia anuncia retirada de civis da fábrica Azot em Severodonetsk
Notícias ao Minuto

15:42 - 14/06/22 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

"Um corredor humanitário será aberto em direção ao norte (para a cidade de Svatove) em 15 de junho" das 08:00, horário local (06:00 em Lisboa), às 20:00 (18:00 em Lisboa), declarou o Ministério da Defesa russo num comunicado à imprensa.

"A retirada segura de todos os civis, sem exceção, (...) está garantida", referiu o ministério russo.

No comunicado, o Ministério da Defesa russo pediu às forças ucranianas que levantem uma bandeira branca para sinalizar que aceitam esta proposta, pedindo-lhes que ponham fim à sua "absurda resistência" em Azot.

Cidade estratégica no leste da Ucrânia, Severodonetsk tem sido palco de confrontos violentos há várias semanas entre o Exército ucraniano e as forças de Moscovo, bem como os seus aliados separatistas pró-russos.

De acordo com as autoridades ucranianas locais, mais de 500 pessoas estão refugiadas na grande fábrica de produtos químicos Azot em Severodonetsk, que dizem ser constantemente bombardeada.

As autoridades ucranianas indicaram que abastecer o local se tornou difícil, mas que existem algumas reservas na fábrica.

Esta situação lembra, em menor escala, a que existia no grande complexo metalúrgico Azovstal, em Mariupol, cidade portuária no sudeste do país, que caiu nas mãos dos russos em Maio, após várias semanas de cerco.

Centenas de civis refugiaram-se em galerias subterrâneas da Azovstal, tal como combatentes ucranianos, em condições extremamente difíceis, com constantes bombardeamentos russos.

A Rússia já anunciou a abertura de vários corredores humanitários para retirar civis, mas vários acordos fracassaram, com Moscovo e Kyiv a acusarem-se mutuamente de os terem violado.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia, que já matou mais de 4.300 civis e obrigou à fuga para o estrangeiro mais de 7,2 milhões pessoas, segundo dados da ONU, que sublinha que os números reais podem ser muito superiores.

Leia Também: McDonald's russo 'copia' Matosmix? Empresa vai "analisar" o que fazer

Recomendados para si

;
Campo obrigatório