Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Jornalista russa que invadiu noticiário vai mudar apelido para ucraniano

A jornalista é filha de mãe russa e pai ucraniano. Como "sinal de apoio à Ucrânia", decidiu mudar o apelido.

Jornalista russa que invadiu noticiário vai mudar apelido para ucraniano
Notícias ao Minuto

18:23 - 07/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Marina Ovsyannikova

Marina Ovsyannikova, a jornalista russa que, no final do mês de março, interrompeu o principal noticiário na televisão estatal russa para protestar contra a guerra na Ucrânia, afirmou que irá mudar o seu apelido em sinal de apoio aos ucranianos.

Numa publicação na rede social Facebook, a jornalista, que agora trabalha para o jornal alemão Die Welt, explicou que o seu pai é ucraniano e irá adotar o seu apelido. “Não sou uma ‘boa russa’, sou ucraniana. Como sinal de apoio à Ucrânia, tenciono mudar o apelido de Ovsiannikova para o nativo Tkachuk”, afirmou. 

A 14 de março, a jornalista entrou no estúdio de televisão durante o noticiário Vremya (Tempo), do Canal 1, mostrando, atrás da 'pivot', um cartaz com a mensagem: “Não à guerra. Ponham fim à guerra. Não acreditem na propaganda. Aqui, estão a mentir-vos. Russos contra a guerra”.

Em seguida, foi detida pela polícia e, posteriormente, libertada. Viria a ser multada dias depois em 50 mil rublos (cerca de 460 euros) por descredibilizar as Forças Armadas.

No Facebook explicou que foi libertada graças à intervenção do presidente francês, Emmanuel Macron, e do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, além de outros “políticos americanos”.

Afirmou ainda que “a guerra é a nossa responsabilidade coletiva”. “Não foi Putin que matou pessoas em Bucha e bombardeou a maternidade em Mariupol. Criminosos de guerra específicos fizeram isso”, frisou.

Assinala-se, esta terça-feira, o 104.º dia da invasão russa da Ucrânia. Segundo dados confirmados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta que o número real pode ser mais elevado, pelo menos 4.200 civis morreram no conflito.

Leia Também: AO MINUTO: "Câmaras de tortura"; Vitória depende de "armas e sanções"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório