Partido de Obrador vence quatro dos seis governos locais em disputa

O Movimento Regeneração Nacional (Morena), o partido do Presidente mexicano, Andrés López Obrador, venceu no domingo quatro dos seis cargos de governadores estaduais, de acordo uma contagem estatística do Instituto Nacional Eleitoral (INE).

Notícia

© Lusa

Lusa
06/06/2022 06:09 ‧ 06/06/2022 por Lusa

Mundo

México

A amostra aleatória selecionada pelo INE revelou que o Morena triunfou em Hidalgo, Oaxaca, Quintana Roo e Tamaulipas, enquanto a aliança da oposição Va por México manteve os estados de Aguascalientes e Durango.

Em Hidalgo, no centro do país, Julio Menchaca, do Morena, obteve entre 60,4% e 63,2% dos votos contra os 30% a 32,7% de Carolina Viggiano, da coligação dos tradicionais Partido Revolucionário Institucional (PRI), Partido Ação Nacional (PAN) e o Partido da Revolução Democrática (PRD).

Esta é a primeira vez que um outro partido além do PRI vai governar em Hidalgo.

Já em Oaxaca, estado do sul do país, o senador Salomón Jara do Morena arrecadou entre 58% e 61,4% dos votos, de acordo com o INE.

Em Quintana Roo, a atual presidente da câmara de Cancún, Mara Lezama, do Morena, obteve entre 55,3% e 58,2% dos votos, e em Tamaulipas, um estado do norte que faz fronteira com os Estados Unidos, o Senador Américo Villarreal terá totalizado entre 49,5% e 52,7% das escolhas dos eleitores.

O PAN, por sua vez, conservou Aguascalientes, com a candidata María Teresa Jiménez a obter entre 51,5% a 54,9% dos votos, e a aliança PAN-PRI-PRD manteve o controlo de Durango, onde Esteban Villegas obteve 52,2% a 55,5% dos votos.

Esta votação acontece um ano após as eleições intercalares de 06 de junho de 2021, nas quais o Morena conquistou 11 dos 15 governos em disputa, além de mais um para o aliado Partido Verde.

Com estes resultados, o partido presidencial passará de governar metade dos 32 estados para quase dois terços. O Morena liderava apenas seis estados em 2018, ano em que López Obrador tomou posse.

"Os resultados de hoje revelam que o Morena está a crescer, o nosso movimento continua a crescer", salientou Mario Delgado, líder do partido, numa conferência após as eleições.

A contagem rápida do INE é uma ferramenta estatística oficial que consiste numa amostra dos resultados nos centros de votação para definir os possíveis limites mínimos e máximos dos votos.

Leia Também: México aguarda resposta de Biden sobre convite de países para cimeira

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas