A Índia atravessa neste momento uma onda de calor, depois de um breve período de chuvas em Nova Deli. O fenómeno repete-se, depois de o país ter atravessado o mês de março mais quente dos últimos cem anos.
Chandrapur, no distrito indiano de Maharashtra, registou a temperatura máxima mais alta: 46,4°C. Em Vidarbha, Rajasthan e Madhya Pradesh as máximas variaram entre os 44 e os 45ºC.
A temperatura mínima prevista para este sábado em Deli era de 28,7ºC.
Segundo o Departamento Meteorológico da Índia, a onda de calor deve manter-se no noroeste e centro do país nos próximos dois a três dias, enquanto que o nordeste deve enfrentar um intenso período de chuva durante cinco dias.
iii) Heat Wave Conditions in isolated pockets over Northwest & Central India during next 2-3 days. pic.twitter.com/RnvXxdWmUk
— India Meteorological Department (@Indiametdept) June 4, 2022
As pessoas têm saído à rua com guarda-sóis improvisados e muitas crianças aproveitam para refrescar-se no rio. Imagens da Reuters mostram mesmo uma família a divertir-se num parque de neve artificial em Ahmedabad, abstraídos da onda de calor que se faz sentir lá fora.
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: Forte onda de calor no sul da Ásia é sinal das alterações climáticas