Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Dinamarca poderá aderir em julho à política comum de defesa da UE

O chefe da diplomacia dinamarquesa, Jeppe Kofod, admitiu hoje que a Dinamarca poderá aderir à política de defesa comum europeia em julho, após dois terços dos eleitores terem votado a favor da medida.

Dinamarca poderá aderir em julho à política comum de defesa da UE
Notícias ao Minuto

12:54 - 02/06/22 por Lusa

Mundo Dinamarca

Num referendo realizado na quarta-feira, 66,9% dos dinamarqueses votaram a favor do abandono da política de "opt-out", que manteve a Dinamarca fora da Política de Defesa Comum da União Europeia (UE) durante 30 anos, contra 33,1%.

Kofod disse esperar que a Dinamarca possa aderir a partir de 01 de julho, depois de ultrapassar alguns passos formais, incluindo a aprovação do resultado do referendo pelo parlamento, noticiaram as agências EFE e AP.

A taxa de participação no referendo foi de 65,6%, segundo as autoridades eleitorais.

O principal efeito do fim do 'opt-out', que desde 1993 mantém a Dinamarca fora desse domínio das políticas comuns, é que Copenhaga passa a poder participar em áreas relacionadas com a defesa e segurança do bloco comunitário e em hipotéticas operações militares da UE.

O resultado do referendo é visto como o exemplo mais recente de um país europeu que procura laços de defesa após a invasão russa da Ucrânia, depois de Suécia e Finlândia terem revertido a sua política de não-alinhamento e pedido a adesão à NATO.

A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, disse na quarta-feira à noite que a Dinamarca enviou um "sinal claro" aos seus aliados e ao Presidente russo, Vladimir Putin.

"Estamos a mostrar que quando Putin invade um país livre e ameaça a estabilidade na Europa, os restantes unem-se", disse Frederiksen.

Numa declaração divulgada hoje de manhã, o chefe da diplomacia da UE, Josep Borrell, saudou a "decisão histórica" da Dinamarca de reforçar a cooperação em matéria de defesa no seio da União Europeia.

"O povo dinamarquês falou. Decidiu abolir o 'opt-out' de 30 anos da UE relacionado com a defesa", disse Borrell numa declaração citada pela EFE.

Borrell considerou que a decisão trará "mais força e unidade" às iniciativas de defesa europeias e à política comum de segurança e defesa, "numa altura em que é mais imperativo do que nunca que a UE e os seus Estados-Membros reforcem as suas capacidades de defesa e a sua capacidade de ação", numa alusão à guerra na Ucrânia.

"Assim que o Governo dinamarquês tiver informado formalmente os outros Estados-membros da UE da sua decisão, em conformidade com as suas disposições constitucionais, estamos prontos a tomar rapidamente todas as medidas necessárias para assegurar que a Dinamarca possa participar plenamente em todos os aspetos" da política comum da defesa, acrescentou.

A Dinamarca é um dos 12 países fundadores da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), que conta atualmente com 30 membros.

A eliminação pela primeira vez de uma das quatro derrogações mantidas pela Dinamarca da política comum tem um forte conteúdo simbólico num país que, embora tenha aderido à então Comunidade Económica Europeia (CEE) já em 1972, sempre teve receio de perder a soberania.

A Dinamarca foi o único país numa UE a 12 que não aprovou o Tratado de Maastricht em 1992.

Confrontada com a ameaça de um bloqueio, acabou por apoiar o Tratado de Maastricht num outro referendo um ano mais tarde, com um modelo que incluía exceções na união monetária e económica, defesa, cooperação policial e jurídica e cidadania.

Os dinamarqueses também rejeitaram em dois referendos, em 2000 e 2015, a adesão ao euro e a abolição da exceção legal.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro, desencadeando uma guerra que entrou hoje no 99.º dia.

Putin disse que a "operação militar especial" na Ucrânia, como é designada por Moscovo, se destinava a "desmilitarizar e desnazificar" o país vizinho da Rússia.

Semanas antes da invasão, a Rússia exigiu à NATO garantias de que a Ucrânia nunca faria parte da organização e a retirada das forças aliadas para as fronteiras anteriores ao alargamento da aliança Atlântica a países da antiga União Soviética.

A NATO recusou tais exigências.

Leia Também: Rússia suspende entrega de gás à Dinamarca a partir desta quarta

Recomendados para si

;
Campo obrigatório