Biden. Ataque no Texas tornou legisladores "mais racionais" sobre armas

O Presidente norte-americano, Joe Biden, afirmou hoje que o recente massacre numa escola primária no estado do Texas tornou os legisladores "mais racionais" sobre uma regulamentação mais rígida de controlo de armas no país.

Notícia

© SAUL LOEB/AFP via Getty Images

Lusa
30/05/2022 19:43 ‧ 30/05/2022 por Lusa

Mundo

EUA

Enquanto no Congresso estão em andamento negociações entre democratas e republicanos para tentar encontrar um acordo para essa questão fraturante, sobre a qual Joe Biden até agora não conseguiu legislar, o Presidente democrata esclareceu hoje que ele próprio não participou nessas discussões.

"Acho que as coisas ficaram tão más que tornaram todos mais racionais sobre isso", disse o Presidente norte-americano.

Na terça-feira, 19 crianças - com idades entre 9 e 11 anos - e duas professoras foram mortas na Robb Elementary School pela arma de um adolescente, mergulhando novamente os Estados Unidos no pesadelo recorrente dos tiroteios nas escolas.

Biden, que visitou o Texas no domingo e passou várias horas com as famílias das vítimas, disse que "a dor era palpável".

"Sempre tive vontade" de agir contra as armas, disse o chefe de Estado a jornalistas, garantindo que "continuaria a pressionar" nesse sentido.

"Não faz sentido poder comprar algo que pode disparar até 300 tiros", acrescentou.

Os Estados Unidos ainda sofreram vários tiroteios durante o fim de semana, que deixaram quatro mortos e dezenas de feridos, segundo uma contagem do 'site' 'Gun Violence Archive'.

O país celebra um fim de semana prolongado - comemora-se hoje o feriado do "Memorial Day" - o que costuma resultar num número maior desse tipo de violência, principalmente nos meses quentes do ano.

Seis adolescentes ficaram feridos na noite de sábado em Chattanooga, Tennessee, "durante o que pareceu ser uma discussão com outros jovens", escreveu na rede social Twitter o autarca da cidade, Tim Kelly.

Outro tiroteio no domingo deixou um morto e sete feridos, incluindo uma criança, num festival em Taft, Oklahoma, disseram autoridades estaduais.

Uvalde, cidade ainda traumatizada pelo ataque à sua escola primária, preparava-se para enterrar as 21 vítimas.

Os funerais começarão na terça-feira e estender-se-ão até meados de junho.

Uma das primeiras cerimónias será a de Amerie Garza, uma menina que acabava de comemorar o seu décimo aniversário quando foi morta pelo jovem atirador na semana passada.

Leia Também: Biden terá sugerido demolir escola do Texas. "Crianças não querem entrar"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas