Scott Morrison, o primeiro-ministro conservador derrotado nas eleições do passado dia 21 na Austrália, anunciou após o escrutínio que abandonava a liderança do Partido Liberal.
Anthony Albanese, líder do Partido Trabalhista australiano, venceu as eleições gerais.
Hoje Peter Dutton, ex-ministro da Defesa do governo de Scott Morrison, foi eleito líder do Partido Liberal e a antiga ministra do Ambiente, Sussan Ley, assume o cargo de vice-presidente da formação partidária conservadora.
Antes de ser eleito para o Parlamento de Camberra, Peter Dutton, 51 anos, foi oficial da Polícia, tendo ficado conhecido pelo endurecimento de medidas, sobretudo relativas à imigração.
Hoje, Dutton destacou a República Popular da China como a "maior preocupação" para o Partido Liberal, referindo que a liderança da China sob Xi Jinping é o "maior problema" que a Austrália enfrentar nos próximos tempos.
"Esta é a avaliação dos norte-americanos, britânicos, japoneses, indianos e é também a nossa avaliação. Vou apoiar todas as medidas que ajudem na defesa do nosso país", disse Dutton.
"Quero que a Austrália tenha um relacionamento produtivo com a China. Quero restaurar as relações, mas isso é um problema para a China", declarou.
O novo líder da oposição prometeu ainda ser "fiel" aos valores do partido, que disse representar "o povo esquecido" dos subúrbios e das "áreas regionais" da Austrália.
"Não se enganem e os australianos percebem isto: os próximos três anos sob o governo dos trabalhistas vão ser duros para o povo australiano", disse Dutton.
"Eles (trabalhistas) já estão a quebrar promessas ao mudar de políticas", acusou.
Dutton frisou que antes das próximas eleições o Partido Liberal "vai apresentar um plano aos australianos" para "limpar a inevitável confusão que o Partido Trabalhista vai gerar".
A nova vice-presidente do Partido Liberal disse que é preciso recuperar a confiança do voto feminino, que mudou de voto nas últimas eleições.
"A minha mensagem dirigida às mulheres australianas é a seguinte: 'nós vamos ouvir-vos'", disse Ley.
Morrison, ex-chefe do Executivo, saudou hoje a eleição de Dutton e Ley.
"Eles são australianos incrivelmente experientes, profundamente comprometidos com a causa liberal e, é claro, com a causa da nação e acho que vão fazer um excelente trabalho. Estou ansioso para lhes dar todo o meu apoio", disse Scott Morrison.
O Partido Nacional, formação parceira da ex-coligação governamental conservadora australiana, também elegeu hoje um novo líder: David Littleproud, um antigo banqueiro que representa o distrito de Maranoa em Queensland.
Littleproud foi eleito após as eleições internas contra o ex-vice-primeiro ministro Barnaby Joyce.
Perin Davey, senador de New South Wales foi eleito vice-presidente do Partido Nacional.
Leia Também: Austrália pede ao Pacífico que avalie "consequências" de pacto com China