Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

NATO. Albânia aprova acesso da Finlândia e Suécia

O Governo da Albânia aprovou hoje formalmente a adesão da Finlândia e da Suécia à NATO, ao considerar que implica "um importante desenvolvimento" no fortalecimento da segurança e cooperação na zona euro-atlântica.

NATO. Albânia aprova acesso da Finlândia e Suécia
Notícias ao Minuto

15:31 - 26/05/22 por Lusa

Mundo NATO

"Na reunião de hoje do Conselho de ministros aprovámos em princípio os protocolos de adesão à NATO da Suécia e Finlândia. Quer dizer que concordámos formalmente na ampliação da Aliança e na inclusão destes dois países", disse aos 'media' a ministra para os Assuntos externos e Europa, Olta Xhaçka.

Os protocolos terão de ser ratificados pelo parlamento albanês, esperando-se que todos os partidos apoiem por unanimidade o ingresso.

A Suécia e a Finlândia solicitaram formalmente a sua adesão em 18 de maio, em Bruxelas.

A ministra albanesa explicou que este acontecimento corre como consequência direta da invasão militar da Ucrânia pela Rússia, e da ameaça que pode existir para a Europa e a sua estrutura de segurança.

"O facto de a Finlândia e Suécia, com larga tradição de neutralidade, sentirem a necessidade de unir-se à NATO exprime claramente, por um lado, o tipo de ameaça que a Europa hoje enfrenta, e por outro, a confiança reservada à NATO como uma aliança capaz de garantir a segurança coletiva", declarou Xhaçka.

A adesão à NATO obriga o país candidato a um verdadeiro exame de entrada, durante o qual deve convencer todos os atuais 30 Estados-membros, onde figura a Turquia que já manifestou várias e sérias reservas, do seu contributo para a segurança coletiva e da sua capacidade de cumprir as obrigações.

A entrada na NATO implica aprovação por unanimidade dos atuais Estados-membros.

Leia Também: NATO. Macron exorta Erdogan a "respeitar escolha" da Finlândia e Suécia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório