Meteorologia

  • 16 AGOSTO 2022
Tempo
26º
MIN 18º MÁX 26º

Soldado ucraniano escreveu poema emocionante para as suas filhas

Soldado usa poema emocionante para pedir às filhas que não falem na guerra, mas sim dos pequenos detalhes da natureza que devem vislumbrar.

Soldado ucraniano escreveu poema emocionante para as suas filhas
Notícias ao Minuto

15:25 - 26/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia destacou, esta quinta-feira, através das redes sociais, que um poema escrito por um soldado ucraniano foi traduzido, em apenas sete dias, para 10 idiomas.

Segundo a tutela, o poema é uma resposta do soldado a uma carta das suas filhas. No texto, o homem pede que estas não lhe escrevam sobre a guerra e que valorizem os pequenos detalhes do quotidiano, exortando-as a falar sobre os mesmos.

“Apenas respondam: Há um jardim perto?/ Os caracóis rastejam na relva e vocês ouvem/  Cigarras a cantar, gafanhotos a fugir?”, lê-se na tradução em inglês feita por Anastasia Kirii. 

"A coisa que eu mais queria é limpar/ as vossas cartas da tristeza, remover tudo", escreveu noutra parte do poema.

"As árvores das cerejeiras já têm flores? / Se alguém trouxer um buquê que vocês gostam / Não lhes falem sobre os assustadores ataques de mísseis/ Em vez disso, falem mais desta nossa vida", pede.

O soldado termina pedindo às filhas que convidem a visitar a Ucrânia todos aqueles que encontrarem, num final que se espera feliz graças à resiliência do povo ucraniano.

"Por favor convidem toda a gente que encontrarem/ a visitar a Ucrânia quando esta guerra acabar/ Nós iremos mostrar-lhe a nossa gratidão por saber/ que os nossos filhos estavam sãos e salvos", completa.

Leia Também: AO MINUTO: Putin acusa Ocidente de "roubo"; Mundo está refém por comida?

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório