Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Mais dois soldados russos declaram-se culpados por crimes de guerra

Alexander Bobikin e Alexander Ivanov reconheceram fazer parte de uma unidade de artilharia que disparou contra alvos na região de Kharkiv.

Mais dois soldados russos declaram-se culpados por crimes de guerra

Mais dois soldados russos declararam-se culpados de crimes de guerra em tribunal, esta quinta-feira. Este é o segundo julgamento deste tipo na Ucrânia.

Alexander Bobikin e Alexander Ivanov reconheceram fazer parte de uma unidade de artilharia que disparou contra alvos na região de Kharkiv a partir de Belgorod, na Rússia. 

Os bombardeamentos destruíram um estabelecimento de educação na cidade de Derhachi, segundo o escritório da procuradoria-geral ucraniana.

Segundo o canal britânico SkyNews, os militares são um motorista de artilharia e um artilheiro e foram capturados depois de cruzar a fronteira e continuar o bombardeamento.

A mesma fonte diz que um dos advogados de defesa da dupla alegou que ambos os militares estavam a seguir ordens e se arrependeram.

A procuradoria-geral da Ucrânia pretende que os soldados capturados sejam presos durante 12 anos por violarem as leis da guerra.

Este é o segundo julgamento por crimes de guerra na Ucrânia, sendo que o primeiro foi concluído esta segunda-feira, quando Vadim Shishimarin, foi acusado de ter matado um civil desarmado de 62 anos à beira de uma estrada numa vila na região de Sumy. 

O soldado foi condenado a prisão perpétua e é o primeiro soldado russo a ser condenado por crimes de guerra no país.

Leia Também: Ucrânia condena primeiro soldado russo por crimes de guerra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório