Espanha. Detida por asfixiar filha de 20 meses para que parecesse doente

Autoridades suspeitam que a mulher possa sofrer de Síndrome de Münchhausen por procuração.

maternidade, bebe, recem-nascido, incubadora

© iStock

Notícias ao Minuto
25/05/2022 16:48 ‧ 25/05/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Espanha

Uma mulher, de 24 anos, foi detida na cidade espanhola de Alicante por ser suspeita de maus-tratos contra a filha de 20 meses, que agredia e sufocava para que parecesse estar doente.

Após uma denúncia do Serviço de Pediatria do hospital local, que dava conta do internamento de uma bebé de 20 meses com convulsões já por várias vezes, a Polícia Nacional foi instada pelo Tribunal de Instrução de Alicante a investigar o caso, noticia o jornal espanhol La Razón.

Apesar dos sintomas, os exames médicos não indicavam que a menina sofresse de epilepsia, pelo que os profissionais de saúde concluíram que os episódios se deviam a fatores externos.

As autoridades apuraram que a bebé não sofria de qualquer doença, sendo as crises provocadas pela mãe. O hospital corroborou esta versão dos factos, adiantando que todos os episódios ocorriam apenas na presença da mãe, que se mostrava calma e tranquila.

Numa destas situações, os profissionais de saúde relataram ter observado marcas na cara da bebé, como se alguém tivesse feito pressão na sua boca.

Quando as suspeitas aumentaram, as convulsões da menina pararam, razão pela qual a mulher foi detida e acusada de maus-tratos. Aguarda-se ainda uma avaliação médica, de modo a determinar se a jovem sofre de Síndrome de Münchhausen por procuração, um transtorno psicológico caracterizado pela simulação, exacerbação, indução ou falsificação de sinais e sintomas em crianças, feita por um dos pais, normalmente a mãe.

Presente a tribunal, a mulher foi impedida de se aproximar da bebé, cuja custódia foi entregue ao pai, tendo, contudo, direito a visitas semanais, de uma hora, num local controlado e com supervisão.

Leia Também: Espanha. Detida mulher que ameaçava nora e netos em ritual satânico

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas