Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Secretário-geral da ONU considera "hediondo" tiroteio em escola do Texas

O secretário-geral da ONU, António Guterres, considerou hoje ser "hediondo" o tiroteio ocorrido numa escola primária na cidade de Uvalde, no Texas, Estados Unidos, que provocou a morte de 18 crianças e três adultos.

Secretário-geral da ONU considera "hediondo" tiroteio em escola do Texas
Notícias ao Minuto

10:39 - 25/05/22 por Lusa

Mundo António Guterres

"Estou profundamente entristecido pelo hediondo tiroteio em massa numa escola primária do Texas", afirmou António Guterres, numa mensagem publicada na rede social Twitter.

"É particularmente doloroso que a maioria das vítimas sejam crianças", acrescentou.

Pelo menos 21 pessoas morreram, incluindo 18 crianças e três adultos, segundo o mais recente balanço do tiroteio registado na terça-feira nos Estados Unidos.

O atirador, de 18 anos, foi abatido pela polícia e três pessoas estão hospitalizadas em estado grave.

"O meu coração está com as famílias e entes queridos das vítimas e com a comunidade de Uvalde", adiantou ainda o secretário-geral das Nações Unidas.

A informação sobre o tiroteio foi inicialmente avançada pelo governador do Texas, Greg Abbott, numa conferência de imprensa na qual especificou que o atirador entrou no estabelecimento de ensino com um revólver e, possivelmente, com uma espingarda e abriu fogo, estando o caso a ser investigado pela polícia.

O Presidente norte-americano, Joe Biden, ordenou que as bandeiras do país sejam colocadas a meia haste devido ao massacre.

Biden afirmou na terça-feira "que tiroteios em massa não acontecem em mais lugar nenhum do mundo com a frequência que acontecem na América" e pediu que o país enfrente o lóbi das armas.

Também a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, pediu "coragem para agir" no sentido de regulamentar o uso e posse de armas e lembrou que "os tiroteios em escolas se repetem ano após ano nos Estados Unidos".

Leia Também: "Temos que ter a coragem de agir", diz Kamala sobre o Texas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório